GERAL

Com mais de 4 mil pessoas, rede de voluntários acelera reconstrução de Roca Sales e Muçum

Parte do grupo de voluntários de Colorado (Foto Divulgação)

 

Uma rede de solidariedade formada por mais de 4 mil voluntários está engajada no processo de reconstrução das cidades de Roca Sales e Muçum neste final de semana. Cadastrada por uma força-tarefa das prefeituras e do governo do Estado, a mão de obra conta com pessoas – em muitos casos, famílias inteiras – de mais de 20 municípios gaúchos. Na prática, é como se desembarcasse na região, em apenas um dia, a população inteira de Muçum para ajudar na reconstrução.

 

Em Roca Sales, a operação se desenvolve da seguinte maneira: depois de efetivado o cadastro, no qual voluntários descrevem a função que pretendem exercer, a coordenação encaminha o interessado para um dos mais de 30 grupos de 15 e 40 pessoas. Mesclando diferentes perfis de mão de obra, as equipes são deslocadas, com apoio da Brigada Militar, para um dos nove pontos mais críticos da cidade, locais que foram mapeados pelas forças de segurança do Estado e pelo Exército.

 

Só neste sábado (16/9), a força-tarefa voluntária recebeu o reforço de 30 eletricistas. Reparos da rede elétrica são um dos serviços mais demandados pelos moradores que estão, aos poucos, reconstruindo seus imóveis. A área urbanizada da cidade – de aproximadamente 4 quilômetros quadrados, onde se concentra a maior parte das construções – ficou praticamente toda destruída.

 

De Carazinho e municípios próximos, dezenas de pessoas dedicaram pelo menos um dia para ajudar os atingidos pela enchente há quase duas semanas, logo depois da tragédia, conversamos em live com o servidor público Suyan von Tryller, que trabalha na Câmara de Vereadores de Carazinho. Na ocasião ele contou sobre a situação de Estrela, onde foi contribuir para o atendimento de quem teve prejuízos. 

 

De Colorado saiu uma caranava com 16 voluntários, entre eles o agricultor Alison Xavier. "Encontramos um cenário de guerra", disse ele ao Correspondente. O grupo ajudou a remover lama das ruas de Roca Sales e a limpar uma escola. "É importante nos unirmos num momento como este e ajudar a recontruir estas cidades o mais rápido possível", justificou. 

Data: 18/09/2023 - 08:10

Fonte: Ascom/Estado e Mara Steffens/O Correspondente

COMPARTILHE