GERAL

CRAM surge para fortalecer rede de proteção à mulher

Foto Mara Steffens/O Correspondente

 

Implementado em julho, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM foi criado para fortalecer a rede de apoio à mulher, atuando na prevenção da violência, atendendo casos e dando o devido encaminhamento. A assistente social Daniane Diehl e a psicóloga Daniela Pitol são as servidoras que atuam no local e conheceram centros de outros municípios como Cruz Alta e Panambi, onde o trabalho já é desenvolvido há mais tempo, e realizaram capacitações a fim de atuar no CRAM.

 

Daniane explica que o centro não atua sozinho, mas em parceria com outras instituições atuam na defesa de diretos como Polícia Civil, Brigada Militar, Ministério Público, Judiciário, Defensoria Pública, entre outras. Muitos casos chegam primeiro ao CRAM. “É uma construção porque nem sempre a mulher deseja fazer boletim de ocorrência, não se sentem seguras nesta decisão... Então não tem fluxo de atendimento definido e a porta de entrada pode ser aqui”, cita ela.

 

Em alguns casos, conforme ela, a mulher procura saber como funciona o CRAM e a equipe faz os esclarecimentos necessários, procurando saber o que ele gostaria de fazer. Às vezes são necessárias orientações jurídicas porque há envolvimento de bens, filhos, entre outras situações.

 

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher absorve a demanda envolvendo mulheres entre 18 e 59 anos que antes da criação era atendida pelo CREAS, que ainda recebe situações envolvendo crianças, adolescentes, idosos e que estava bastante sobrecarregado.

 

A prevenção e o acolhimento das demandas que surgem são a prioridade do CRAM. Daniane lembra que é necessário estar atento aos primeiros sinais de violência, como as agressões psicológicas, patrimoniais que muitas vezes são tão sutis e por isso passam despercebidas, mas que já devem acender o sinal de alerta.

 

O CRAM pode ser acionado pelo WhatsApp 54 98408-5504 entre às 8h15min e Às 17h, diariamente. Fora deste horário, em finais de semana e feriados a procura deve ser feito pelo contato do plantão da Assistência Social, no 54 9 9945-2945.

Data: 11/09/2023 - 09:54

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE