EDUCAÇÃO

Professores retornam à Câmara aguardando por projeto da volta do indexador

Foto Mara Steffens/O Correspondente

 

O destaque da sessão ordinária do Legislativo desta segunda-feira (4) foi a presença dos de professores municipais e representantes da Aprocar, entidade que os representa. A expectativa do grupo era o ingresso na casa do projeto que prevê o retorno do indexador do plano de carreira, fator retirado no fim de 2021 com a promessa de que seria retomado. No entanto a pauta não chegou ao Legislativo, causando frustração. 

 

O assunto foi comentado por vários vereadores durante os pronunciamentos do grande expediente, especialmente Bruno Berté (PDT) e o líder de governo, Márcio Guarapa (MDB), que inclusive informou que o que deve ser encaminhado ao Legislativo é projeto que versa sobre as promoções. 

 

No fim da sessão, os professores seguiram no plenário, externando desapontamento. Alguns inclusive sugeriram manifestar-se durante o desfile de 7 de Setembro, marcado para a manhã de quinta-feira. "Vamos conversar com a categoria para ver o que faremos agora", disse ao Correspondente, a presidente, Dominique Caramalak. Ela entende que o projeto que ainda está na prefeitura não terá os mesmos percentuais do passado, mas que a volta é importante. A proposta é que o percentual para quem tem pós-gradução seria 20%, quando anteriormente era de 50%. Há também a expectativa da criação de mais um nível, para abranger os professores com mestrado e doutorado. 

 

A sessão

A pauta da sessão legislativa teve apenas requerimentos e indicações. Nenhum projeto foi apreciado. Outro assunto que teve destaque foi o estacionamento rotativo. Fábio Zanetti (PSDB) destacou que encaminhará à empresa algumas sugestões, como ficou acordado na reunião que ocorreu com a presença de Michael Quadros, representante da Stacione Rotativo, há cerca de três semanas. Entre as reivindicações da população que o vereador considera importante, ele citou gratuidade para idosos nas vagas determinadas de pelo menos 1h - como já ocorre com os deficientes, e a área verde, que aumenta o período de permanência em áreas como próximas às escolas, em períodos de entrada e saída dos estudantes.

 

Data: 05/09/2023 - 08:56

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE