GERAL

Dez candidatas disputam vaga no Conselho Tutelar de Carazinho

Foto Divulgação

 

Dez pessoas disputam cinco vagas de titulares do Conselho Tutelar de Carazinho, cuja gestão começa no dia 10 de janeiro de 2024 e dura quatro anos. Todas são mulheres e já realizam campanha para conquistar os votos dos carazinhenses. A eleição é no dia 1ª de outubro. A coordenadoria dos Conselhos Municipais de Carazinho divulgou nesta semana orientaçõe a cerca do pleito. Em ordem alfabética, as candidatas são Angélica Camargo, Ceres Hartmann, Ciliana Borgheti, Duana Bodanese, Elisa Dias, Eva Janir, Marcia Bugs, Maria Eduarda Moraes Schneider, Natália Flores e Patrícia Wagner. Além das cinco vagas de titular, o pleito define quem fica com a suplência, que também são cinco nomes. 

 

Para estarem habilitadas à concorrer, elas passaram por algumas etapas anteriores como prova escrita e avaliação psicológica. Também tiveram de atender à algs critérios como por exemplo comprovar alguma experiência com crianças e adolescentes. 

 

No dia 1º de outubro, a população maior de 16 anos e com título de eleitor regularizado podem ir às urnas entre às 8h e às 17h. É preciso prestar atenção aos locais de votação, pois as urnas foram aglutinadas em cinco locais do município. O Pavilhão João Marek recebe pessoas que normalmente votam nas escols Alfredo D'Amore, São Bento, Marquês de Caravelas, Alfredo Scherer, Pedro Vargas, João XXII (creche), Kênia Setti, Érico Veríssimo, IE Nossa Senhora da Glória e o próprio pavilhão João Marek. 

 

No Salão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima podem votar eleitores deste local de votação, além do Centro Comunitário Cantares, escolas Manuel Arruda Câmara, Veiga Cabral, Capitão Aristides Gabriel Haeffner, Dr Piero Sassi, Políbio do Vale, Presidente Castelo Branco, Presidente Getúlio Dornelles Vargas, Neeja. 

 

A prefeitura é outro ponto de votação, que pode ser acessado por eleitores que já votam neste ponto, além da Câmara de Vereadores, escolas Princesa Isabel, Sorg, Pedro Pasqualotto, Rufino Leal, Colégios La Salle, Notre Dame Aparecida e Sinodal Rui Barbosa. 

 

A paróquia São José recebe também eleitores das escolas Paulo Frontin, Rodolfo Bolzani e Ernesta Nunes, além da própria paróquia. 

 

Por fim, a EMEF Presidente João Goulart (Vila Rica) aglutina eleitores deste estabelecimento e das escolas Carlinda de Britto, João XXIII e Princesinha II. 

 

Vale lembrar que ao votar, o eleitor deve apresentar documento oficial com foto que pode ser Carteira de Identidade, de Motorista, Certificado de Reservista ou ainda Carteira de Trabalho ou carteira de cateogoria profissional. A apresentação do titulo de eleitor não é obrigatório. 

 

É papel dos conselheiros tutelares agir em defesa dos direitos da criança e do adolescente em situações de risco e vulnerabilidade, por negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão – ou ainda quando os direitos forem ameaçados pela sua própria conduta –, adotando medidas de proteção mais adequadas em cada caso. 

Data: 02/09/2023 - 09:27

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE