GERAL

Aeroclube passa por melhorias e em breve retomará escola de pilotos

Alojamento do aeroclube (Foto Mara Steffens/O Correspondente)

 

Até o fim do mês, a Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC deverá informar ao Aeroclube de Carazinho a data da inspeção periódica. Esta é mais quarta etapa do processo que pretende renovar a permissão da entidade para atuar como escola de pilotos. O presidente Mateus Diehl Hirt explica que na visita a equipe técnica irá averiguar se as informações encaminhadas à instituição são verídicas, bem como se a estrutura está de acordo com as necessidades para ofertar as qualificações.

 

De acordo com ele, a partir da aprovação, o Aeroclube poderá voltar a ministrar formações de piloto privado, piloto comercial, IFR (voo por instrumentos), IFA (piloto instrutor de voo). O processo tramita desde 15 de dezembro do ano passado.

 

Com as atividades da escola retomadas, Hirt observa que Carazinho voltará a ser referência na formação de pilotos. Neste contexto, a conclusão do alojamento tem grande importância, pois permitirá que os alunos tenham acomodações mais confortáveis, bem como tripulações que, por ventura, utilizam do aeroporto. “Estamos com as obras 99% concluídas. Faltam pequenos reparos, a instalação de uma porta e alguns acabamentos no banheiro, mas se quisesse utilizar já estaria em condições. Anteriormente os alunos ficavam alojados dentro do hangar, algo não muito confortável para quem precisava estudar e descansar. O alojamento possui cinco quartos, banheiro feminino privativo, cozinha... Desconheço outra escolar que tenha uma estrutura semelhante”, orgulha-se o presidente.

 

Tripulações que usam o aeroporto de Carazinho também poderão ficar no alojamento, em caso de necessidade. Antes, a alternativa era a sala de espera, que possui apenas um sofá e muitas vezes havia necessidade de pernoite.

 

Hirt lembra que seguidamente o aeroporto é utilizado por instituições de saúde que fazem transporte de pacientes e até órgãos, e por órgãos de segurança pública para diversos fins. Também é local de chegada de autoridades, inclusive durante eventos importantes como a Expodireto Cotrijal. É o único aeroporto da região norte do Estado que opera 24h por dia. Por isso, as melhorias não param.

 

Depois de sofrer com constantes furtos de cabeamentos da pista, fundamentais para operações noturnas, o aeroporto conseguiu se reestruturar. Nove câmeras de segurança vigiam a pista e o entorno 24h por dia e em breve estarão disponíveis para a Brigada Militar. Com a pista em condições, a escala de plantão permite que em caso de necessidade, de uma aeronave precisar descer em Carazinho, em menos de 10min o sistema estará pronto para este suporte.

 

O presidente projeta que em breve possa contar com um guarda campo, que atuará na segurança da pista. Hirt menciona que já conversou com o prefeito Milton Schmitz, que entendeu a necessidade do investimento. A ideia é construir uma estrutura para abrigar este profissional e oferecer a ele um veículo para as rondas.

 

Outro investimento que deve sair em breve é um muro para proteger a pista, pois o cercamento com alambrado não tem se mostrado eficiente, pois seguidamente é cortada. No último reparo, a opção foi investir em arame farpado, o que não impede o ingresso de pequenos animais na área de segurança do aeroporto. O muro foi orçado em cerca de R$ 800 mil e o valor deverá ser aportado através de emenda parlamentar de Covatti Filho.

Homenagem a Ruy Della Mea será na praça em frente (Foto Mara Steffens/O Correspondente)

 

Nova homenagem a Ruy Della Méa

Carazinho possui no Trevo Dyógenes Martins Pinto (entroncamento da BR 285 com a ERS 142 – saída para Não-Me-Toque) um momento em homenagem ao comandante Ruy Dela Méa, primeiro instrutor do Aeroclube de Carazinho e profissional de destaque da aviação brasileira. O avião de prefixo PP-TKU chama tanta atenção que o local passou a ser conhecido como Trevo do Avião.

 

Em breve, uma segunda aeronave irá homenagear o aviador, desta vez instalada na Praça Enzo Albuquerque, em frente ao Aeroclube de Carazinho. Ela já está no hangar, precisando ainda ser remontada e receber adesivagem, mas será instalada em uma estrutura quase pronta.

 

Mateus Diehl Hirt destaca que a aeronave estava sendo guardada por Murilo Della Méa, filho de Ruy. A inauguração deverá ocorrer no dia 24 de setembro. Além de homenagear novamente seu primeiro instrutor, o Aeroclube pretende tornar a praça em frente a sua sede um espaço para ser usufruído pela comunidade.

 

Para viabilizar a estrutura, o aeroclube contou com parceiros que custearam o investimento necessário: SM Construtora (responsável também pela execução), Tiago Imóveis, Família Bratz, Hotel Glória e Stara.

 

O futuro, segundo o presidente, a instituição pretende construir um restaurante, como mais um atrativo para as pessoas e ser alternativa para tornar o aeroclube sustentável.

 

Data: 23/08/2023 - 08:53

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE