GERAL

Estacionamento rotativo motiva reunião entre empresa e Legislativo

Fotos Mara Steffens/O Correspondente

 

O intervalo regimental da sessão ordinária do Legislativo de ontem (14) foi utilizado pelos vereadores para recepcionar Michel Rien de Quadros, diretor da Stacione Rotativo, empresa responsável pela gestão do estacionamento rotativo de Carazinho. O encontro foi motivado por questionamento de usuários quanto ao funcionamento do sistema. Nas sessão anteriores, inclusive, os próprios vereadores externaram relcamações da população quando utilizavam a tribuna. 

 

Entre alguns assuntos levantados, estavam a cobrança do estacionamento, período de tolerância, a disponibilização de mais agentes e a a sugestão da instalação de parquímetros no sentido de facilitar a colocação de creditos por parte dos usuários, dentro dos 10min de tolerância que existe entre o momento em que o veículo é estacionado em uma vaga da área azul e quando é debito o tempo para o pagamento da tarifa.

 

A área azul em Carazinho é concentrada na área central, compreendendo boa parte da Avenida Flores da Cunha e Avenida Pátria, inclusive as mediações do Hospital de Caridade de Carazinho. A fiscalização é feita por 19 agentes, quatro a mais do que é exigido no contrato firmado com a prefeitura de Carazinho. 

 

A Câmara deve elaborar um documentos com todos os apontamentos feitos e encaminhar de maneira formal  à Stacione. O diretor Michel Rien de Quadros destacou que o encontro foi positivo. "Julgamos positiva a conversa, vamos tentar atender anseios e as dúvidas da comunidade. Vamos buscar atender as demandas sempre dentro do contrato", disse ele, citando que algumas questões podem ser adequadas sem precisar alterar o contrato vigente que é para 10 anos, podendo ser prorrogado por mais 10. 

 

Por outro lado, a sugestão do parquímetro - não previsto em contrato - demandará um investimento alto e por consequência acarretará na necessidade de reequilíbrio financeiro do contrato, fazendo com que a tarifa precise sofrer reajuste, algo que Quadros considera inviável neste momento. Mesmo assim, um projeto para instalar estes equipamentos, se fosse o caso, precisaria partir do Executivo, não do Legislativo. 

 

A Stacione, segundo o direitor, estuda solicitar o aumento do número de vagas. O contrato prevê incremento de até 25%. 

 

Sobre a divulgação, Quadros salientou disse que a empresa estuda utilizar a parte de tras das proóprias placas que indicam a área azul para divulgar os pontos onde é possível adquitir os créditos. neste momento, as Farmácias Glória Rede Associadas estão credenciadas. 

 

 

 

 

Outro assunto levantado na reunião e a sugestão da chamada área verde, que já foi implementada em outras cidades em que a Stacione opera, mas precisa ser viabilizada por lei. Neste caso, os usuários poderão utilizar a vaga por mais tempo que os atuais 2h, pagando o valor correspondente à utilização. O que muda é a não incidência da notificação quando o estacionamento ultrapassa as 2h, como ocorre atualmente. Neste caso, também poderá ocorrer o reequilibrio financeiro do contrato. 

Data: 15/08/2023 - 13:09

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE