GERAL

Dia do Advogado: OAB Subseção Carazinho tem mais de 600 profissionais inscritos

Foto Mara Steffens/O Correspondente

 

O 11 de agosto é dedicado ao Advogado, profissional que atua na garantia dos diretos. Em Carazinho e nos municípios envolvidos pela Subseção local – Chapada, Almirante Tamandaré do Sul, Santo Antônio do Planalto e Coqueiros do Sul - são cerca de 660 advogados inscritos. As áreas cível, trabalhista e previdenciário são as com mais atuação. Conforme o presidente, Adolf Papke, a sede inaugurada em 2015 é uma referência para a classe pois contempla estrutura que está à disposição não somente dos que pertencem a subseção, mas os que vem de outras cidades atuar em Carazinho e precisam encaminhar algumas demandas.

 

Ele cita que atualmente, todos os processos que tramitam tanto na Justiça Estadual quanto na Federal e na do Trabalho estão digitalizados, o que facilita a atuação dos advogados. “A Justiça Estadual foi a última a concluir este processo. Aqui em Carazinho foi concluído no ano passado. Esta demanda foi acelerada na pandemia, em virtude da necessidade”, menciona Papke, lembrando que a pandemia inclusive impôs mais dificuldades para os advogados que tramitam na Justiça comum. “Porque a Federal e a do Trabalho já eram informatizadas. Dentro do possível elas mantiveram a roda girando, mediante audiências virtuais. Mas a Estadual, em 17 de março de 2020 – data que marcou qualquer advogado – fechou as portas abrindo meses despois. Nem os servidores e juízes acesso, criando um passivo muito grande que ainda não foi possível buscar e colocar em dia”, argumenta.

 

Atualmente todo o acervo da Justiça de Carazinho é digital o que traz facilidade, mas impõe alguns desafios, especialmente os profissionais mais antigos da área. “Fizemos palestras para explicar a nova sistemática, a maneira como a Justiça coloca os processos a disposição dos advogados, especialmente para as partes. Hoje não há necessidade de deslocamento para fazer cópia de processo, muitas audiências são virtuais, especialmente de conciliação. Isto é vantajoso no âmbito do gerenciamento de tempo de custos. Hoje vai ao Fórum para as audiências e não mais para olhar processos e pegar documentos”, informa.

 

Dispensa da necessidade de escritório físico para trabalhar

Outro aspecto que impactou a atuação dos advogados a partir da virtualização do trabalho é que alguns decidiram fechar os escritórios físicos e adotaram o modelo home office. “Na necessidade de atender os clientes, eles se valem da sede da Subseção da OAB, mediante agendamento. Diminui custos. Em Porto Alegre, a OAB já tem um espaço específico para este fim. O colega que não tem escritório físico, ele usa a sede. Então a profissão foi se adaptando, desde a informatização para buscar decisões judiciais até para tornar desnecessário – para alguns – ter o espaço físico para trabalhar”, comenta.

 

Adolf Papke, presidente da Subeseção da OAB Carazinho (Foto Divulgação/Arquivo Pessoal)

 

Forte atuação na comunidade

É característica da Subseção da OAB carazinhense, junto com outras entidades de classe, envolver-se nas demandas da comunidade. Sobre a importância desta atuação, Papke menciona que a OAB estadual é tida como uma das entidades de maior credibilidade perante a sociedade gaúcha. Então a necessidade de estar presente nasce nesta realidade. “A OAB se colocou em um nível importante de destaque dentro da comunidade gaúcha, sempre trabalhando por pautas de interesse da comunidade e isso se espera também das subseções. Aqui, as diretorias que me antecederam sempre estiveram envolvidas nas questões de Carazinho e da região e quando a OAB entende que há necessidade de se posicionar, ela irá fazer em favor da comunidade e da cidadania”, diz o presidente, citando como exemplo as várias audiências públicas realizadas sobre várias temáticas.

 

Fundação em um momento importante da história brasileira

A Subseção da OAB em Carazinho nasceu em 1968, no auge do AI 5. O primeiro presidente foi Walter Graeff. “Veja, uma entidade de classe, que defende direitos individuais e que tinha uma atuação importante frente ao Governo Militar da época se instalou em Carazinho”, salienta, referindo-se à necessidade de criação da entidade de e da importância que a sociedade dava a ela.

 

Desafios

Entre os desafios da classe esta´sempre a defesa dos interesses da classe no intuito de garantir o pleno exercício da advocacia e o respeito às prerrogativas.

No dia 18 de agosto, a classe comemora a data celebrada neste 11 de agosto. Será na Bier Site e no ano passado cerca de 160 pessoas participaram. Será um momento de reencontro visto que, segundo Papke, não é mais possível encontrar os colegas com a frequência que se tinha no passado, novamente pela rotina informatizada. Neste sentido, a Subseção espera boa adesão ao evento.

Data: 11/08/2023 - 07:02

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE