GERAL

Carazinho buscará alternativas para impedir construção de presídio às margens da BR 285

Mara Steffens/O Correspondente

 

Na semana passada, o Governo do Estado confirmou investimento de R$100 milhões na área que já foi cogitada para receber outras duas casas prisionais, mas os projetos não avançaram. Os carazinhenses são contra a proposição por entender que traz prejuízos para a cidade. Entre os fatores está a proximidade da nascente do Rio da Várzea, que abastece o município, e do Parque Natural João Alberto Xavier da Cruz, além de impactos econômicos e sociais, inclusive com o uso das estruturas públicas carazinhenses para atender a população carcerária, como na saúde e na segurança pública, por exemplo.

 

Quando do anúncio, o prefeito Milton Schmitz se manifestou demonstrando contrariedade ao projeto e confirmou que haveria mobilização carazinhense. Entidades de classe e representantes do Legislativo estiveram com ele nesta manhã (2). 

 

Em 2021, as lideranças fizeram protesto no terreno localizado apenas 5Km de Carazinho e distante 45Km de Passo Fundo, perto do limite dos dois municípios. A ideia é tentar uma agenda com o Governador do Estado, Eduardo Leite. Ele inclusive, participa de um evento nesta sexta-feira (4), em Passo Fundo.

Data: 02/08/2023 - 13:57

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE