EDUCAÇÃO

Semana começa com Mostra Científica da Rede Estadual em Carazinho

Fotos Mara Steffens/O Correspondente

 

Começou na manhã desta segunda-feira (17) a etapa regional da Mostra Científica das escolas estaduais. No âmbito da 39ª Coordenadoria Regional de Educação, os trabalhos estão sendo apresentados no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos - NEEJA, em Carazinho. Neste primeiro dia participam estudantes do ensino médio. Amanhã (18) será a vez dos trabalhos classificados do ensino fundamental. Ao todo são 88 trabalhos participantes que passam pela avaliação de uma comissão julgadora, formada por personalidades carazinhenses do segmento da educação. Apenas três, um de cada nível, passarão para a fase estadual, concorrendo então, com projetos de todo o Rio Grande do Sul 

 

"Sustentabilidade e tecnologia para transformar" é o tema da mostra. A partir dele, os estudantes realizaram pesquisas e experiências buscando oferecer alternativas sustentáveis. Nicolas Henrique Baptista dos Santos e Andrieli Antunes de Bairros, do 1º e do 3º anos, respectivamente, da Escola Ernesta Nunes, de Carazinho, levaram para a mostra iniciativas que fazem a gestão de resíduos sóldos na escola. 

 

"Nosso objetivo é criar um ambiente mais sustentável, sem agredir a natureza, como a separação de lixo. Fomos para as salas para verificar o que mais era consumido: papel nas salas e na secretaria e na cozinha não havia uma separaçao do lixo orgânico. Então buscamos alternativas", disse Andrieli. Nicolas detalhou o processo de reciclagem do papel e a técnica da composteira caseira. "Duas caixas são forradas com serragem e depois terra com minhocas. Uma delas ganha cascas de frutas, de ovos, borra de café e restos de alimentos, e por fim, a caixa em que será armazenada o chorrume que resulta da decomposição", destacou o estudante. A dupla concluiu que não é preciso usar de técnicas muito sofisticadas para criar alternativas de preservação ambiental. 

 

Trabalho dos estudantes da Escola Ernesta Nunes

 

 

A Mostra Científica contempla estudantes de três categorias: ensino fundamental I (anos iniciais), ensino fundamental II (regular, integral e Educação de Jovens e Adultos) e ensino médio (regular, integral e Educação de Jovens e Adultos). Na primeira etapa, todas as escolas gaúchas classificaram um trabalho. Agora, cada Coordenadoria Regional de Educação irá selecionar um trabalho de cada categoria para a fase estadual.

Data: 17/07/2023 - 13:12

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE