SAÚDE

Destinada nova ambulância para o SAMU de Carazinho

Foto Divulgação/Ascom Prefeitura

 

Na manhã de terça-feira (20), a Direção do Hospital de Caridade de Carazinho esteve na Prefeitura Municipal de Carazinho, onde houve a entrega de uma nova ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), destinada pelo Executivo Municipal de Carazinho, através da Secretaria Municipal de Saúde.  

 

A nova Ambulância de Suporte Avançado de Vida (UTI), irá suprir uma necessidade para os atendimentos dentro da cidade, devido a antiga já estar com a manutenção elevada. A frota do SAMU conta agora com uma ambulância de Suporte Básico, duas de Suporte Avançada, uma ambulância reserva e a Motolância para os atendimentos.

 

Segundo o responsável técnico pelo SAMU, enfermeiro Cleverson Metzdorf, explica que o Suporte Avançado de Vida (SAV) se caracteriza pela continuidade das medidas de suporte básico de vida, utilizando equipamentos, técnicas especiais de circulação e ventilação artificial oferecidas, exclusivamente, por médicos e enfermeiros especializados como: ressuscitação cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade, desfibrilação, dispositivos de via aérea avançada e oxigênio, acesso venoso e drogas injetáveis, dispositivos de compressão mecânica e dispositivos de oxigenação por intubação.

 

O responsável técnico pelo SAMU, Dr. Felipe Malmann Piva, ressalta que essa nova ambulância irá qualificar o atendimento e melhorará as condições de trabalho da equipe. “Parabenizo a parceria entre o HCC e o Executivo Municipal, que sempre pensa no melhor para a comunidade. A ambulância trará mais agilidade no atendimento, com mais segurança aos profissionais que atuam no SAMU. Agradecemos aos envolvidos”, disse Dr. Piva. 

 

A Secretária de Saúde, Anelise Almeida, disse que o município de Carazinho tem grande responsabilidade com a comunidade e com os profissionais em ofertar serviço de qualidade. “Esta renovação de frota por iniciativa do município, com recurso próprio reforça o compromisso juntamente ao HCC de ofertar serviço de saúde de excelência, também no transporte pré-hospitalar e entre os hospitais”.

 

O prefeito municipal, Milton Schmitz, disse que o trabalho do SAMU, muito orgulha toda a comunidade e o Poder Executivo de Carazinho. “O HCC assumiu o SAMU e desenvolve um ótimo trabalho em prol da comunidade. O Município de Carazinho sempre será parceiro tanto do HCC, como do SAMU. Essa é nossa missão, dar as ferramentas adequadas para que nossa população seja bem atendida, seja pelo SAMU, Corpo de Bombeiros ou Brigada Militar. Estamos equipando nossos atendimentos com tudo de última geração e isso para nós é gratificante”, disse.

O presidente do HCC, Jocélio Cunha, ressalta que o SAMU é um serviço de extrema importância para Carazinho e região e conta com uma equipe de profissionais capacitados, que atendem os cidadãos de forma ágil e eficiente. “Nós como Instituição, nos orgulhamos muito da equipe do SAMU. Pois é referência em atendimento pré-hospitalar, atendendo conforme os protocolos, garantindo acesso do paciente ao Hospital ou a unidade de saúde adequada. A nova ambulância veio para reforçar esse serviço. Agradeço o apoio do Executivo Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde, que sempre e prontamente atendem as demandas do HCC”, disse Jocélio.

 

SAMU – 192 de Carazinho

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU é um serviço desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias de Saúde Estaduais e as Secretarias Municipais de Saúde. Seu objetivo é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência, que possa ocasionar sofrimento, sequelas ou, até mesmo, a morte.

 

O município de Carazinho conta com três unidades de atendimento do SAMU: o Suporte Básico de Vida, o Suporte Avançado e, mais recente, atendimento da Motolância, cuja a gestão das equipes assistenciais está a cargo do Hospital de Caridade de Carazinho.

 

Em situações de urgência e emergência, para solicitar o atendimento, basta ligar para o número 192. Essa ligação será direcionada à Central de Regulação Estadual de Urgências, localizada em Porto Alegre, de onde uma atendente irá solicitar algumas informações, como o motivo da ligação, nome, endereço, município e ponto de referência. A partir daí, a mesma ligação é repassada para um médico, que irá transmitir orientações ao solicitante. Enquanto isso, as ambulâncias do SAMU são acionadas para ir até o local e realizar o atendimento.

Data: 20/06/2023 - 13:54

Fonte: Ascom HCC

COMPARTILHE