GERAL

Parceria pretende motivar comunidade para cultivo de planta que auxilia no controle do Aedes Aegypti

Foto Divulgação/Ascom Legislativo

 

Você sabia que existe uma flor que ajuda a combater a Dengue? Estamos falando da Crotalária Juncea, que, além de trazer beleza com suas flores amarelas, atua como repelente natural contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.

 

A Crotalária em fase adulta atrai a libélula, inseto que se alimenta das larvas do mosquito, além de ser considerado predador natural do Aedes. O inseto distribui seus ovos na água parada, justamente onde o Aedes se prolifera, e quando os ovos da libélula eclodem, as larvas se alimentam das larvas do mosquito.

 

Então, sabendo disso, imagine se todos os cidadãos carazinhenses cultivassem esta planta em seus jardins? Ou nas praças da cidade? O assunto foi levantado nesta terça-feira (13) durante uma reunião motivada pela presidente da Câmara de Vereadores, Janete Ross de Oliveira, com o secretário municipal de Desenvolvimento, Gilmar Maroso, que responde pela pasta de Meio Ambiente, e o empresário, membro da UCAPI e presidente do Encontro Abelheiro, Cesar de Souza. A ideia é construir uma parceria entre Poder Legislativo, Executivo e UCAPI para implementar esta ação.

 

A ideia do projeto foi inspirado no livro infantil “A Libélula e suas flores amarelas”, do escritor Vicente Werlang, que conta o papel das flores amarelas da crotalária como atrativo da libélula que é um dos predadores naturais dos mosquitos. Cada livro, inclusive, vem acompanhado de um folheto explicativo contendo também sementes da planta para que sejam plantadas.

 

A presidente Janete explicou que o objetivo do projeto a ser desenvolvido é estimular as crianças e toda a população carazinhense a cultivar a crotalária em possíveis focos do mosquito, como praças, jardins, quintais, vasos e margens de rios, já que a espécie se adapta a qualquer habitat e cresce rapidamente. “Acredito que possamos fazer um belo trabalho juntos, por isso organizaremos um novo encontro onde serão convidados mais parceiros para integrar este importantíssimo projeto”, salientou.

 

Segundo Janete, vale lembrar que a eficácia da Crotalária no combate ao Aedes não foi comprovada cientificamente e é muito importante manter o cuidado diário com o ambiente para eliminar água parada. Porém, o foco é criar estratégias para acabar com a multiplicação do mosquito, já que todo método é bem-vindo no combate à sua infestação.

 

O vereador Alcindo Martins de Quadros também participou da reunião.

 

Data: 14/06/2023 - 17:15

Fonte: Assessoria de Imprensa/Legislativo

COMPARTILHE