EDUCAÇÃO
Quarta-feira (18) foi de início de ano letivo nas escolas públicas de Carazinho
Foto Mara Steffens/O Correspondente
A Quarta-Feira de Cinzas (18) foi marcada pelo início do ano letivo para estudantes da rede pública de Carazinho. Escolas estaduais e municipais da cidade recepcionaram os estudantes para mais uma etapa da educação com dinâmicas diferenciadas e mensagens de boas vindas.
NA EMEF Patronato Santo Antônio, a maior da rede municipal com 370 estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, a recepção foi com bolas de sabão e muito carinho por parte da equipe diretora e professores. "Eles (alunos) estão eufóricos, todo com saudade da escola", celebrou a diretora Rosane Panke, que refletiu também a importância da união entre escola e famílias para o sucesso escolar. "Ano passado comemoramos 75 anos e este ano queremos resignificar a educação, para que todos se sintam pertencentes. Agradecemos aos pais que confiam no nosso trabalho", disse ela.
Em recente entrevista ao Correspondente, a secretária de Educação, Elisabete Medeiros, destacou queem 2026 muitos projetos estão no planejamento, um deles é a retomada do Programa AABB Comunidade, que já existiu e era muito bem aceito pela comunidade. As escolas estão disponibilizando material escolar para estudantes que não puderam adquirir algum item, pela questão da vulnerabilidade social. Além disso, segue o trâmite para a disponibilização do novo uniforme escolar.
Quanto à reformas nas edificações, Elisabete informou além do andamento da reforma da EMEI Ataídes e foi aprovada reforma na EMEI Esperança e no telhado da EMEF Getúlio Vargas, projeto que não foi possivel iniciar ainda nas férias em virtude da aprovação do orçamento.
Rede Estadual
Para O Correspondente, o coordenador regional de Educação, Marcelo Fernando Kolling, destacou os investimentos de quase R$ 3 milhões para escolas da região. Das que funcionam em Carazinho, a Cruzeiro do Sul Oniva de Moura Brizola foi a que mais recebeu recursos.
Disse também que a CRE está em processo de mudança, passando a funcionar, a partir de semana que vem, no prédio do NEEJA, na Rua Epitacio Pessoa 380, bairro Broecker. A inauguração está prevista para o mês de março, com a presença confirmada do governador Eduardo Leite.
Além disso, a rede estadual aumentou em 3,2% o número de matrículas nas 54 escolas pertencentes da 39 CRE, somando o total de 12.300 estudantes. A entrevista completa com Kolling está disponível nas nossas redes sociais.
.