SAÚDE
Neurocirurgiões treinam equipes do HCC
Foto Divulgação
Os médicos responsáveis pelas Neurocirurgias do Hospital de Caridade de Carazinho realizam um treinamento para as equipes de enfermagem e farmácia do Bloco Cirúrgico e do Setor de Emergência da instituição de saúde, na quarta-feira (7).
O objetivo do treinamento, além de facilitar e agilizar o atendimento, possibilita o conhecimento amplo das equipes, diante da alta demanda com a complexidade em neurocirurgias.
Para o neurocirurgião Dr. Matheus Ballen, o protocolo tem como objetivo agilizar o atendimento das emergências neurológicas mais graves, e garantir o manejo mais assertivo e atualizado para esses casos. “Havendo um protocolo, se tem uma uniformidade do atendimento. Ainda, o protocolo foi descrito conforme as diretrizes mais recentes, então o tratamento ao paciente se torna mais atualizado. O treinamento da equipe de enfermeiros é essencial para uma correta aplicação desse protocolo”, disse.
Segundo a gerente assistencial do HCC, enfermeira Aline Vanessa de Ávila, trabalhar com protocolos clínicos se caracteriza por padronizar e otimizar os fluxos, agilizando as ações de saúde. “Eles descrevem as rotinas para cada caso, contemplando informações relativas às ações e atividades de prevenção de complicações clínicas, agilidade no diagnóstico e no tratamento, a serem desenvolvidas por toda equipe multiprofissional. Quem ganha nesta situação é o paciente, que receberá o atendimento de forma mais ágil e direcionada para o seu tratamento efetivo”, explica.
Serviço de Neurocirurgia HCC
O Hospital de Caridade de Carazinho está em processo de habilitação de alta complexidade em neurocirurgias, onde no final de 2022 o Governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou oficialmente o aporte de R$ 1.847.416,44. Com esse valor o HCC adquiriu equipamento modernos, como: craniotomo elétrico de alta rotação. Aspirador ultrassônico, microscópio com integração robótica e ainda estruturou uma nova sala cirúrgica tecnológica.
Só em 2022, o Serviço de Neurocirurgia realizou 215 neurocirurgias, sendo 110 de coluna e 105 de crânio. Segundo o neurocirurgião, Dr. Rafael Espanhol, os números referentes ao ano de 2022 demonstram o crescimento da especialidade na instituição e a importância que a mesma representa para a comunidade carazinhense, regional e também estadual, visto nesses números constar pacientes oriundos de outras cidades, os quais buscaram o HCC para realizar procedimentos de alta complexidade. “Hoje a instituição realiza praticamente todos os tipos de procedimentos que envolvem a especialidade, sendo os procedimentos realizados de rotina e com grande demanda semanal criando assim um centro de referência em neurocirurgias no estados do RS”, explica.
Dr. Rafael ainda ressalta que, em breve, novas cirurgias começarão a fazer parte da rotina do HCC, como é o caso das escolioses em adolescentes, cirurgia de Parkinson (DBS) e a cirurgia da dor (estimulador medular).