GERAL
Desenvolvimento Social projeta estruturação do terceiro CRAS em Carazinho
Foto Arquivo/O Correspondente
O secretário de Desenvolvimento Social de Carazinho, Fábio Zanetti, confirmou ao Correspondente que a pasta pretende dar andamento em 2026 a mais um Centro de Referência em Assistência Social - CRAS. Carazinho já possui duas unidades, a Ouro Preto e a Floresta, e agora terá uma unidade no bairro Oriental. "Em 2025 a gente preparou o orçamento. Em 2026, a gente vai colocar ele em execução. Nós estamos em busca de um local, até porque o município naquela região não possui nenhum prédio, apenas áreas. E aí a gente poderá demorar um pouco mais para poder construir e precisamos de um recurso mais elevado para essa construção. Então a gente está nuscando um local locar e instalar o CRAS", disse.
Outro projeto no qual a secretaria trabalha para viabilizar é o "Bus Capacita", que é a adequação de um ônibus que percorrerá os bairros da cidade oferecendo capacitação profisisonal em áreas como informática e beleza (cabeleireiro, manicure...) e oficinas de esportes e música.
Zanetti contou que agora a própria secretaria (localizada na Rua Pedro Vargas, em frente ao Colégio Rui Barbosa) possui um posto de atualização do CADÚnico. Antes o cadastramento e até a atualização de dados era feita apenas nos CRAS. "Ampliamos os traabalhos aqui, sem falar no CRAS Itinerante que foi para vários bairros e no interior. eu friso isso porque através do Cadastro Único é que são efetivados os programas tanto estaduais, federais, como o Bolsa Família, enfim, todos os programas são através dessas atualização, desse cadastro", citou.
Atualmente, de acordo com o secretário, Carazinho possui 7.000 famílias cadastradas no Cadastro Único, perfazendo cerca de 16.000 pessoas. "É um número bem expressivo para nossa cidade. O nosso objetivo é sim poder fazer com que essas pessoas saiam dos programas e se insciram no mercado de trabalho com oportunidades. E é isso que nós estamos fazendo. Porém, pessoas novas vêm chegando, vão crescendo, vão chegando de outros municípios também, de outros países", pontuou.
A ideia do Desenvolvimento Social é estruturar o Balcão do Migrante e do Refugiado, um programa federal, que atendepessoas de outros países que buscam novas oportunidades no Brasil. Carazinho já recebeu muitos venezuelanos, cubanos, senegaleses e famílias de outras origens e o Balão auxilia a regularização da estadia destes imigrantes.
Zanetti confirmou que deve ser retomado o projeto "Aqueça-me", que estruturou um abrigo temporário durante o inverno. "Algumas pessoas até não entenderam sobre isso, mas isso no primeiro ano foi programado. No segundo ano ainda a gente está decidindo se vamos esticar um pouquinho conforme as temperaturas, conforme o que vai acontecendo. Mas no mês de junho, julho e agosto, nós tivemos muito trabalho. Trabalhamos bastante aqui na secretaria com três meses de plantão. Eu mesmo, todos os colaboradores, nós fazíamos plantão, levávamos a eles cobertores, o café, o lanche, roupas, enfim, para que a gente pudesse aquecê-los, até que se criou a parceria. Então, a gente abriu lá uma casa de acolhimento a essas pessoas, de atendimento, em parceria com a Secretaria da Saúde", recordou.
Você pode assistir esta entrevista em vídeo, no nosso YouTube. Acesse @ocorrespondenteplay