POLÍTICA
Nascimento de Brizola é lembrado com ato em Carazinho
Foto Divulgação/Felipe Granville
A data em que Leonel de Moura Brizola nasceu, 22 de janeiro de 1922, em Cruzinha, interior de Carazinho, foi lembrada em ato na manhã desta quinta-feira (22) junto ao busto em sua homenagem que está instalado na praça Albino Hillebrand, centro de Carazinho.
A homenagem pelo dia em que ele comemorava seu aniversário é organizada todos os anos pelo partido de Brizola, o PDT, e reuniu nomes do chamado "PDT raiz", novos integrantes, e representantes de vários partidos como o PSDB, PSB, MDB, PT e União Brasil.
O presidente do PDT no município, Robson Schallemberg, o presidente do PSDB, Fábio Zanetti, os vereadores pedetistas Bruno Berté e Alaor Tomaz, o vereador do PSB César Salles, e o vereador tucano Valdoir de Lima, fizeram uso da palavra destacando tanto a história do líder trabalhista quanto a união das siglas para fazer a gestão do município de Carazinho.
João da Veiga Antunes e Luizinho Martins, que presidiu a Juventude Socialista do PDT durante anos, lembraram momentos vividos ao lado de Brizola tanto em Carazinho em Porto Alegre, quando o trabalhista esteve Governador do Estado.
Carla Hillebrand, presidente da Ação da Mulher Trabalhista (AMT) do PDT de Carazinho, cujo avô, Albino Hillebrand, deu a Brizola a passagem de ônibus para ir de Carazinho quanto Porto Alegre e seguir seus estudos, destacou, entre outros, a valorização feminina na política que já existia no tempo de Brizola.
Quem falou sobre o valor histórico do homenageado ao longo dos anos foi Adriane De Bortoli, que já presidiu a AMT e atua no desenvolvimento de projetos sociais, de sustentabilidade e meio-ambiente no PDT.
Também esteve presente José Roberto da Silva, Beto, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Carazinho, que, ao fazer uso da palavra, disse que seu partido é o sindicato, e, por isso, depende de todos os partidos para o encaminhamento das questões de interesse da categoria, porém, que reconhece o nome de Brizola estar diretamente ligado ao dos trabalhadores.
O prefeito João Pedro Albuquerque de Azevedo cumprimentou os aliados pedetistas e falou da integração existente na aliança que governa Carazinho, e do sentimento de reconhecimento à essa figura ilustre a cada vez em que, fora da cidade, ao citar Carazinho, ouve: "A terra do Brizola". Ressaltou que além de uma história de vida, Brizola segue como uma história de inspiração".
Ao final do ato, a menina Elena Schallemberg depositou um ramalhete de rosas vermelhas no busto de Brizola.
Brizola faleceu no dia 21 de junho de 2004, aos 82 anos. Seu busto na Praça Albino Hillebrand foi inaugurado na praça de sua cidade natal no dia 1º de maio de 2011, na gestão do ex-prefeito Aylton Magalhães.