GERAL

Morre aos 89 anos, o ex-vice-prefeito de Carazinho, Ruy Gabriel Carrard

Foto Divulgação/Arquivo da Família

 

Faleceu hoje (8), o ex-vice-prefeito de Carazinho, Ruy Gabriel Carrard. O corpo está sendo velado na sala Rubi do Memorial Nelson Karling. O sepultamento está previsto para às 16h30min desta sexta-feira (9), no Cemitério Ecumênico de Carazinho. 

 

Ruy Gabriel Carrard foi vice-prefeito de Carazinho entre 1989 e 1992, na gestão de José Luis Espanhol. Enquanto prefeito em exercício, na ausência do titular, assinou a lei Nº 4.200/1991, que criou o Conselho Municipal do Plano Diretor de Carazinho, e a Lei 4.198/91, que autorizou o Município a criar um programa de assistência alimentar a pessoas carentes, consubstanciado no fornecimento gratuito de produtos resultantes do funcionamento da chamada "vaca mecânica", hoje desativada. 

 

Cassio Carrard, filho mais novo de Ruy, conversou com O Correspondente. "É difícil, num momento como este, um resumo de tudo que o pai fez, porque foram muitas coisas. Tem tantas pessoas dando depoimentos sobre o quanto o pai foi importante na vida delas, que a gente fica tomado de orgulho e lisonjeado pela dedicação que ele teve. Como filhos sempre tivemos muito orgulho dele. Ele sempre deu muito amparo para nossa família, mas para muitas outras pessoas também. Isso deixa um legado inestimável", emocionou-se. 

 

Ruy Gabriel Carrard veio para Carazinho, de Chapecó, em 1972. Constituiu empresas, fez sociedades, fundou a Nutrisul, hoje Bagetti, e gerou diversos empresos. Também teve empreendimentos em outras cidades. Em 1986 ingressou na carreira política, e dedicou-se a ela até meados de 1996. Foi um dos responsáveis pela aquisição do atual terreno onde está o quartel do Corpo de Bombeiros Militar. 

 

Também dedicou-se a projetos filantrópicos na Apae e no Recanto São Vicente de Paulo. O ex-vice-prefeito foi casado com Glória Pissetti Carrard e teve cinco filhos: Rogério Pissetti Assumpção, Cássio Gabriel Carrard, Márcia Meirelle Carrard, Gisele Eleonora Carrard e Nimbla Adriana Carrard, as duas últimas já falecidas. Ele também deixa irmãos, cunhados, genros, noras, netos, bisnetos, sobrinhos e demais familiares. 

 

A prefeitura de Carazinho publicou nota nas redes sociais lamentando a morte do empresário. 

Data: 08/01/2026 - 22:06

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE