GERAL

Eletrocar rebate declarações de interferência de falta de energia nos episódios de desabastecimento de água em Carazinho

Foto Divulgação

 

A Eletrocar emitiu nota hoje (30) rebatendo as declarações do gerente institucional da Corsan/Aegea de que episódios de falta de energia em Carazinho repercutiram no abastecimento de água para a população. O documento, assinado pela presidente Jéssica Previatti pode ser lida na íntegra abaixo. Ontem (29), Felipe Trindade deu entrevista para vários veículos de imprensa da cidade. 

 

"Trabalhamos com redes vivas. Isso significa que teremos problemas em determinados pontos, mas dentro de uma concepção de saneamento é uma evolução que se dá no decorrer do tempo. Trabalhamos com vários fatores, de pressão, de materiais de tubulação, fatores externos, onde também existe uma recorrência aqui no município. Um fator que desencadeu o desaabastecimento, no dia 24, véspera de Natal, tivemos um problema de energia na nossa captação. Isso fez com que nossa captação ficasse algumas horas sem energia e isso reflete na entrega para a população", colocou o gerente para O Correspondente. 

 

Trindade também destacou que a empresa comunica qualquer evento, seja programado ou de correção, aos meios de comunicação, ao Executivo e dentro desta concepção a Corsan/Aegea pretende evoluir na prestação de serviço em Carazinho e nos outros 316 municípios onde atua. 

 

Na nota da Eletrocar, Jéssica Previatti destaca que ao longo de 2025 foram regitsrados apenas sete episódios de interrupções de energia na unidade consumidora onde fica o sistema de bombeamento da Corsan/Aegea e que somente em um deles a falta de energia durou mais de uma hora. 

 

"Quanto à ocorrência do dia 24 de dezembro, a energia foi reestabelecida em 12minutos após a reclamação da Corsan. A ocorrência de interrupção perdurou por 42 minutos. Este fator não deveria configurar como fator relevante ou suficiente para provocar desabastecimento de água, especialmente diante dos sistemas operacionais normalmente existentes para contingências", menciona Jéssica. 

 

A nota da concessionária de energia ainda menciona que a Corsan/Aegea se enquadra no grupo A de fornecimento, não sendo atendida pela rede de distribuição em baixa tensão, uma vez que possui posto de transformação próprio. Além disso, diz a nota, a responsabilidade da Eletrocar como distribuidora se limita ao ponto de entrega, até o limite externo da unidade consumidora. 

.

Data: 30/12/2025 - 17:59

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE