GERAL

Investimentos de R$ 150 milhões e regularização de passivos: como a desburocratização impactou no desenvolvimento de Carazinho em 2025

Rafael Jacques de Oliveira, secretário de Desenvolvimento de Carazinho (Foto Arquivo/O Correspondente)

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Carazinho, Rafael Jacques de Oliveira, recebeu O Correspondente para uma retrospectiva das ações do ano. O gestor destacou o empenho da equipe na construção de um novo ambiente de desenvolvimento no município. As ações, conforme ele, foram lideradas de forma técnica e coordenada, com foco na desburocratização, melhoria dos processos interno, estruturação legal e integração institucional. "Antes de executar grandes ações pontuais, era necessário restabelecer a ordem nos fluxos, nos sistemas e nos vínculos com os empreendedores, criando um ambiente fértil, confiável e contínuo para o desenvolvimento da cidade. Essa estratégia gerou resultados expressivos ao longo do ano, estruturando a gestão para que 2026 seja ainda mais propositivo e transformador", citou. 

 

Na prática, o secretário elencou a viabilização de dois novos trevos nas BR' 386, com as tratativas bem adiantadas, e 285. São pontos logísticos estratégicos, considerados essenciais para o crescimento urbano e produtivo de Carazinho. Sobre os recursos para viabilizar as obras, que devem ocorrer nas proximidades da Rotoplastyc e na Ulbra, Oliveira salientou que eles virão com participação direta da iniciativa privada. "A articulação reforça a construção de um ciclo sólido de desenvolvimento econômico, baseado em infraestrutura, previsibilidade e planejamento, superando o modelo de avanços esporádicos e instáveis", pontuou.

 

Oliveira também elencou vários investimentos que foram concretizados em Carazinho ao longo do ano, possíveis, segundo ele, a partir de um ambiente mais eficiente, ágil e confiável. O Stock Center teve aprovado ora para uma unidade de varejo em Carazinho, que está em fase de implantação e ficará na Rua Eurico Araújo, no bairro Glória. A Supra Alimentos iniciou nova planta industrial iniciada fora do perímetro urbano, após articulação direta da Secretaria para desafogar a operação atual localizada no centro da cidade. A Toniato também deu início à ampliação das operações e o Coqueiros Supermercados instalou centro de logística no Distrito Industrial Carlos Augusto Fritz. 

 

Além disso, de acordo com o gestor, a Nestlé está reestruturando sua logística que viabilização as futuras ampliações da Piracanjuba, a BBS Industrial deu início às obras de ampliação da atual planta e a Landrin está com novas instalações a partir da doação de área pelo município.

 

Todas estas iniciativas representam um volume de cerca de R$ 150 milhões em investimentos privados em 2025, com impacto direto na geração de aproximadamente 300 novos empregos formais e fortalecimento das cadeias logísticas, comerciais e industriais da cidade. "Esse resultado reforça uma diretriz central da gestão: são os pequenos movimentos consistentes, e não ações isoladas de alto impacto, que constroem um ambiente econômico realmente sustentável", sublinhou Oliveira. 

 

Sala do Empreendedor e Ecossistema de Inovação 

Rafael Jacques de Oliveira citou também o destaque em nível estadual da Sala do Empreendedor que conquistou o selo ouro do Sebrae e caminha para até o fim do ano ser a Sala com mais atendimentos no Estado. Para ele, isto é fruto da ampliação dos serviços, do atendimento qualificado e da comunicação direta com os empreendedores. "A Secretaria implantou ações pró-ativas de desburocratização, uso de listas setoriais de WhatsApp e acompanhamento direto de cada processo de abertura de empresa. O resultado é claro: mais liberdade para empreender, menos tempo gasto com burocracia e uma gestão que conversa diretamente com quem faz a cidade crescer", disse.

 

Sobre o Ecossistema de Inovação recém implementado, e que reúne empresas, universidades, poder público e entidades, o secretário salientou que o grande objetivo é construir uma agenda contínua de transformação econômica baseada em ciência, tecnologia e inovação. O Ecossistema é responsável por aplicar o conceito de inovação de forma prática também na educação e na formação de base, alterando estruturalmente o futuro da cidade.

 

Desburocratização ambiental e regularização de passivos

Conforme o secretário, o setor ambiental foi um dos que mais avançou neste ano. Ele informou que a Secretaria enfrentou passivos que se acumulavam há anos, destravando licenciamentos e projetos represados que impediam a expansão de empreendimentos locais. "Em setembro, a secretaria já havia licenciado mais empreendimentos do que todo o ano de 2024, mesmo com equipe reduzida. Essa mudança foi possível por meio de ações como implantação de análise prévia de viabilidade antes da formalização do processo, adoção de pareceres-padrão, fluxos digitais e diagnósticos mais objetivos e integração com o setor de desenvolvimento econômico e atendimento ao empreendedor", ponderou. 

 

Ainda neste campo, o secretário disse que há desafios que estão sendo enfrentados, como a modernização da legislação, redução de taxas e a eliminação de entraves burocráticos persistentes, todos em fase de análise e revisão. 

 

Outras iniciativas 

O secretário de Desenvolvimento Econômico lembrou também da aprovação da Lei do Juro Zero, voltada a empreendedores formais e informais, que está em fase de estruturação interna para posterior operacionalização. 

 

O município também iniciou o recadastramento de todos os lotes industriais anteriormente doados, com objetivo de verificar o correto cumprimento dos contratos e, quando necessário, avançar em processos de retomada. Trata-se de uma medida estruturante, que exige firmeza, responsabilidade jurídica e coragem institucional.

 

Também conforme o secretário, a Secretaria também enfrentou temas sensíveis e represados na área de planejamento urbano. Citou o exemplo de uma empresa localizada há mais de 25 anos às margens da BR-386, mas impedida de ampliar sua operação devido a conflitos com o Plano Diretor Municipal. Foram propostas alterações no zoneamento, garantindo segurança jurídica e expansão para o empreendimento, que agora poderá operar de forma regular, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento da cidade.

 

Em 2025, a Secretaria iniciou o enfrentamento de um passivo histórico na RedeSim, um sistema responsável pela integração de dados da consulta de viabilidade locacional, registro, inscrições e licenciamento da empresa, com mais de 1.600 CNPJs paralisados aguardando avaliação do município, alguns desde 2017. Foram zeradas todas as pendências de 2023 e 2024, restando apenas casos anteriores, já em processo de análise. "A meta para os próximos meses é consolidar um novo modelo institucional, onde a prefeitura não aguarda passivamente a tramitação dos processos, mas atua de forma colaborativa com os setores internos para destravar e acelerar os caminhos para novos negócios", comentou Oliveira. 

 

Centro Integrado de Trânsito e Segurança

O secretario informou que será inaugurado nas próximas semanas o novo Centro Integrado de Trânsito e Monitoramento, com mais de 120 câmeras instaladas em locais estratégicos da cidade. Neste sentido, Carazinho também atualizou o convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, viabilizando a inserção de mais de 70 câmeras municipais no sistema da Brigada Militar e da Polícia Civil. 

 

Além disso, foi iniciado o processo de construção de um novo sistema que integrará sensores, OCR, IA e outros recursos inteligentes para ampliar a eficácia na segurança pública e zeladoria urbana. A partir desta restruturação, o Departamento de Trânsito poderá acessar as imagens. 

 

?Integração com entidades de classe e representatividade estadual

A Secretaria consolidou em 2025 uma atuação próxima e estratégica com todas as entidades de classe da cidade, como ACIC, CDL, Sindilojas, entre outras. A aproximação gerou agendas conjuntas, participação em eventos, escuta ativa e maior alinhamento entre as demandas empresariais e as políticas públicas municipais. 

 

Além disso, Carazinho se consolidou, em 2025, como referência estadual em desenvolvimento econômico, desburocratização e inovação institucional, passando a ocupar espaços estratégicos de decisão e articulação regional e estadual, como no Fórum Permanente de Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Trabalho do RS, presidido pelo secretário de Carazinho; no Conselho Estadual de Desburocratização, com participação ativa e contínua; no InovaRS, programa de inovação do governo estadual com articulações regionais estratégicas; além de convites permanentes a fóruns estaduais, eventos técnicos, grupos de trabalho e mesas de articulação, onde o município tem acesso a informações estratégicas e oportunidades que beneficiam diversas secretarias e áreas da gestão. "Essa representatividade amplia a voz de Carazinho nas pautas mais relevantes do futuro do Rio Grande do Sul, permitindo que as boas práticas locais influenciem decisões de maior escala e que as oportunidades regionais sejam aproveitadas com agilidade", avalia. 

Data: 26/12/2025 - 10:56

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE