SAÚDE
Administração de Carazinho inaugura segunda farmácia nos bairros em Carazinho
Fotos Divulgação
Prefeitura e secretaria da Saúde de Carazinho inauguraram na manhã de hoje (19) mais uma farmácia básica descentralizada nos bairros. Depois da ESF Passo D'Areia, a ESF Princesa, localizada na Rua Eduardo Graeff, próximo a EEEM Érico Veríssimo, passa a contar com medicamentos disponibilizados pelo SUS. Desta forma os usuários não precisam mais se deslocar para a unidade central, que funciona junto ao Centro de Especialidades Médicas - CEM, na Avenida Pátria.
De acordo com a secretária da Saúde, Carmem Santos, além dos moradores do bairro Princesa, serão beneficiados os usuários das comunidades Operário e Ouro Preto. "Hoje estamos transformando a vida de três comunidades porque esta farmácia estará dando conta pensando na regionalização do SUS", disse ela, enaltecendo a equipe envolvida na viabilização do projeto, que parecia inviável de ser realizado, mas que com empenho foi possível. "Sempre dá, porque vocês são inquietos e são competentes. Agradeço a vocês", salientou.
O prefeito João Pedro Albuquerque de Azevedo comentou sobre o impacto positivo da iniciativa na vida das pessoas. Pensamos nessa ideia (da farmácia nos bairros) justamente porque as pessoas vem fazer a consulta, sai com diagnóstico, com a receita, mas não saem com o medicamento para iniciar o tratamento porque não conseguem chegar até o centro, perto do hospital, ou tem dificuldade pra isso. Com estas ações que vão se somando, no Passo D'Areia, na Princesa, vamos aproximando não somente do medicamento, mas da qualidade de vida para todos os usuários que passam a ter uma unidade mais próxima. Dará mais trabalho (para a equipe envolvida), mas terá um impacto nas vidas humildes, naqueles que tem dificuldade de mobilidade", pontuou.
A vice-prefeita Valéska Walber apontou os benefícios da proximidade dos serviços de saúde para a comunidade. "Os desafios da saúde são inúmeros e crescentes e a gente tem uma equipe muito especializada para pensar 'fora da caixa'. Quando estávamos elaborando o plano de campanha, nossa visão era justamente entender as dores da comunidade e levar entregas que levassem conforto e soluções nos momentos difíceis. Quando alguém adoece, todos nós nos fragilizamos e precisamos de atenção. Ter uma farmárcia no bairro é muito mais ter medicamento, é estar comprometido com a saúde", colocou.
O ato foi acompanhado também pelo diretor administrativo da secretaria da Saúde, Andrei Silva, o secretário geral de Governo, Rudinei Brombilla, a coordendora da Farmácia Básica, Michele Borges do Santos, a coordenadora da Saúde Mental, Ana Paula Marmitt, os vereadores Juliani Pinzon, Vinícius Kunrath, Cleomar Silva e Valdoir de Lima, além de lideranças comunitárias e usuários da unidade.
.