CULTURA
Centro Cultural apresenta "Caminho dos Tropeiros" no recital anual que acontece domingo (21) em Carazinho
Parte dos alunos da oficina de capoeira, ministrada pelo professor Jamaica, e de literatura, da professora Jacqueline Daudt
O Centro Cultural Sandra Verônica da Maia Citolin se prepara para a realização de seu terceiro recital, intitulado “Caminho dos Tropeiros”, que marca o encerramento de todas as atividades desenvolvidas pelas oficinas ao longo do ano. O espetáculo será neste domingo (21) e terá duas sessões no Teatro do Sesc, uma às 15h e outra às 17.
A atividade sempre é muito aguardada pela comunidade cultural carazinhense, especialmente das famílias dos frequentadores do centro, que recebe pessoas a partir de 6 anos para oficinas de violão, canto, teatro, literatura e capoeira. O recital une todos em torno do propósito de mostrar ao público o que é realizado no centro e como a arte em diversas manifestações contribui para o desenvolvimento humano.
A professora Jacqueline Daudt, coordenadora do Centro Cultural e diretora do espetáculo conta que o tema foi cuidadosamente escolhido por possibilitar um amplo trabalho pedagógico com os alunos, envolvendo o aprendizado musical, estudo histórico, as análises cênicas, o trabalho com o som e a compreensão do contexto em que essas histórias aconteceram.
"Além disso, o tropeirismo faz parte da história e da identidade cultural de Carazinho. Elementos como a Rua das Tropas e narrativas presentes em As Lendas do Rio Grande do Sul serão apresentados no palco. O recital é inspirado nas obras de Simões Lopes Neto e Érico Veríssimo, valorizando a cultura regional e promovendo a integração entre arte, história e educação", conta ela.
A entrada para as sessões é gratuita mediante retirada de ingressos no Centro Cultural, que fica na avenida Flores da Cunha, próximo à Câmara de Vereadores. Restam poucas unidades.
Parte do grupo que frequenta as aulas de violão, do professor Jonatan Moura e de canto, da professora Ianaline dos Santos.