GERAL
Carazinho lança o Ecossistema de Inovação para fomentar a cooperação
Foto Divulgação
Foi lançado em ato realizado no auditório do SESC Carazinho na noite desta segunda-feira (15), o Ecossistema de Inovação Carazinho, em parceria com o SEBRAE, criado em torno de pessoas, empresas e organizações que têm o objetivo de desenvolver projetos inovadores para a cidade. Para isso, o ecossistema de inovação forma um ambiente de aprendizagem e criação, pois essa cooperação entre vários empresários de um determinado segmento de mercado cria um ambiente de desenvolvimento empresarial.
A iniciativa partiu da prefeitura de Carazinho através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, cujo secretário, Rafael Jacques de Oliveira, destacou que o Ecossistema "vem para transformar a nossa realidade, uma ação muito inovadora muito positiva que conecta pessoas, faz com que todas as potências possam se representar na transformação através inovação. Inovação que não se faz só com tecnologia, mas processos inovadores, relacionamento de pessoas, potencializando os negócios dentro da própria comunidade, fazendo com que Carazinho possa se posicionar de maneira muito mais efetiva no cenário estadual e nacional, com o objeto de inovar o que a gente faz, transformar a nossa comunidade".
O Ecossistema na formação, explica o secretário, termina neste momento, mas passa a ter um dono, que é a a comunidade, que passa a tocar o ecossistema, conectar mais e mais pessoas, fazendo com que processos de mais e mais empresas possam ser transformadores também. "A partir de agora todas as empresas são convidadas a participar mais do que nunca, entidades, iniciativa privada, escolas, universidades, dentro de sistemas que gerem negócios entre essas empresas e gerem pra fora disso, potencializando o que acontece na nossa comunidade. A partir de agora o ecossistema começa uma nova etapa, que pode se transformar em próximos passos na inovação, institutos de inovação, hub tecnológico, através de tudo que o sonho da inovação proporciona".
O ato de lançamento teve, ainda, o primeiro Termo de Cooperação formalizado. Assinaram esse documento Silvio Medeiros Joaquim, Diretor da UPF Campus Carazinho, e Mauricio Pelegrin, empresário da Pelegrin Elétrica Industrial de Carazinho. Através dessa parceria, a Pelegrin vai ceder suas instalações para o curso de Eletrotécnica, possibilitando a qualificação em Carazinho e atendendo uma das grandes necessidades do setor, a fala de mão de obra especializada.
"Com certeza isso vai abrir muitas oportunidades, temos que abrir mão, quase que semanalmente, mensalmente, de oportunidades, deixamos passar pela nossa cidade, pela falta de mão de obra qualificada, conhecimento técnico, é uma base tanto na manutenção, instalação, automação. A tecnologia está muito avançada, evoluída, tem que ter essa formação técnica, que vai nos permitir expandir cada vez mais esse mercado, e contratar essa mão de obra aqui dentro da cidade", disse Pelegrin.
Andressa Urbin, Facilitadora e consultora do SEBRAE RS, chamou a atenção, entre outros, para os direcionadores do Ecossistema Carazinho, que são a Educação, Indústria e Comércio Varejista, e falou da satisfação pelo lançamento ressaltando que todos os envolvidos sempre estiveram dispostos, de prontidão, se engajando cada vez mais quando eram chamados. "Foi uma alegria ver neste momento um pouco das entregas já sendo concretizadas, e um futuro próspero e auspicioso".