SAÚDE

HCC promove treinamento especializado para qualificar atendimento pediátrico e neonatal em situações de emergência

Foto Divulgação

 

Na quarta-feira (11), o Hospital de Clínicas de Carazinho (HCC) realizou, no Auditório Padre João Gheno Netto, um importante treinamento voltado ao aprimoramento do atendimento de emergências pediátricas e neonatais. A capacitação foi destinada às equipes do SAMU, Emergência, Maternidade e Pediatria, reforçando o compromisso da instituição com a formação contínua dos profissionais de saúde.

 

A primeira parte do encontro foi conduzida pela pediatra Dra. Micheline Souljlle, que abordou o protocolo de Parada Cardiorrespiratória (PCR) pediátrica, destacando a importância do reconhecimento rápido da parada e da aplicação imediata das manobras de suporte básico de vida.

 

Segundo a médica, “na reanimação cardiorrespiratória em pediatria, cada segundo conta. Treinar os profissionais que atendem bebês e crianças garante que toda a equipe saiba exatamente o que fazer, como fazer e quando agir diante de uma parada cardiorrespiratória. Isso aumenta muito as chances de sobrevivência e reduz sequelas. Além disso, o treinamento padroniza condutas, melhora o trabalho em equipe, reduz erros e traz mais segurança para todos — pacientes, familiares e profissionais. Em pediatria é tudo diferente. Crianças não são ‘mini-adultos’; reconhecer rapidamente os sinais de gravidade faz toda a diferença. À medida que a equipe está treinada, sente-se mais segura e o atendimento melhora muito.”

 

Na sequência, as fisioterapeutas do HCC e a enfermeira da Maternidade Juliana Silliprandi ministraram uma capacitação sobre manejo de pacientes pediátricos e neonatais em insuficiência respiratória, com foco especial no uso do CPAP nasal.

 

A fisioterapeuta Aline Ertel Ribeiro destacou que o setor de fisioterapia conta agora com uma profissional especialista em materno-infantil, Gabriéli Scheffler Schuck, o que possibilitou a atualização dos protocolos da maternidade. “O objetivo do treinamento foi capacitar e atualizar os profissionais para a utilização do CPAP nasal nos recém-nascidos, abordando o manejo adequado do equipamento e a importância de sua aplicação. A formação incluiu parte teórica e prática, garantindo que todos estivessem seguros para aplicar a técnica no dia a dia”, explicou.

 

Com iniciativas como essa, o HCC reforça sua missão de promover um atendimento cada vez mais qualificado, seguro e alinhado às melhores práticas na assistência infantil e neonatal.

Data: 12/12/2025 - 16:25

Fonte: Assessoria de Imprensa

COMPARTILHE