GERAL
Carazinho é Selo Ouro Sebrae de Referência em Atendimento
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Jacques de Oliveira, coordenadora da Sala do Empreendedor, Bruna Adam, e assessora Mitilene Mineiro (Foto Divulgação
Mais uma vez o Sebrae RS reconheceu o trabalho das prefeituras e equipes municipais que se dedicam a fortalecer o empreendedorismo no Rio Grande do Sul, entregando, na noite desta quarta-feira (10), durante solenidade realizada na sede da Fecomércio RS, o Selo Sebrae de Referência em Atendimento, destacando as Salas do Empreendedor que se sobressaem pela qualidade no atendimento e pela oferta de serviços que impulsionam o desenvolvimento local e os pequenos negócios, e Carazinho está entre os 21 municípios, de um total de cerca de 250, que receberam a distinção.
O município esteve representado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Jacques de Oliveira, pela coordenadora da Sala do Empreendedor, Bruna Adam, e pela assessora Mitilene Mineiro.
O secretário Rafael informou que mudou a metodologia de avaliação neste ano, de 70 municípios que tinham o Selo Ouro em 2024, agora apenas 21 foram distinguidas. Com a conquista, Carazinho é um dos municípios que está apto a disputar o Selo Nacional, a ser entregue em 2026 durante solenidade a ser realizada em Brasília, reconhecendo as Salas que atingirem os mais altos padrões de excelência no atendimento.
O secretário, que é também presidente do Fórum Permanente de Secretários de Desenvolvimento, Trabalho e Inovação do Rio Grande do Sul, fez uso da palavra na ocasião, destacando a atuação da equipe da Sala do Empreendedor Carazinho. "O Selo certifica o atendimento, e o volume do atendimento da Sala do Empreendedor Carazinho neste ano, em dois trimestres, Carazinho figurou como a que teve mais atendimentos, mais empreendedores atendeu, naquele trimestre, no Estado. Estamos entre as cinco salas de mais volume de atendimento durante todo o ano, fazendo mais de três vezes o volume de atendimentos que aconteceram durante todo o ano anterior, 2024".
Lembrando que a certificação faz parte de uma metodologia nacional de avaliação que, todos os anos, analisa o desempenho das Salas do Empreendedor em diversos critérios. São avaliados aspectos como qualidade do atendimento, uso estratégico das redes sociais, divulgação de cursos e capacitações, incentivo à participação em compras públicas, além da formação e melhoria contínua das equipes. Parte desse processo é feita por meio de clientes ocultos, que simulam atendimentos e atribuem notas com base em critérios definidos pelo regulamento.
No Rio Grande do Sul, o processo estadual de certificação é realizado desde 2019 em diferentes classificações, Ouro, Prata e Bronze, que refletem o comprometimento das equipes locais e a qualidade dos serviços oferecidos gratuitamente aos empreendedores.
.