CULTURA
Carazinho abre as festividades natalinas com conto surpreendente que envolveu resgate do Papai Noel
Fotos Mara Steffens/O Correspondente
Até que a cena clássica do Papai Noel recebendo as chaves da cidade se concretizasse na abertura do Natal de Carazinho, ontem (5), na Praça Albino Hillebrand lotada de expectadores, muita coisa surpreendente aconteceu. Teve música, como era esperado. A interação de uma IA com o público foi novidade. O Carlito, mascote da Eletrocar apareceu para o acendimento das luzes... Tudo corria muito bem, até que o elfo do Papai Noel apareceu com uma má notícia: o bom velhinho havia sido sequetrado pelo Dr Destino e estava preso dentro da prefeitura!
Era o início do espeáculo "Um Conto de Natal" e a solução parecia estar em uma misteriosa maleta levada ao palco por dois agentes especiais. Aravés dela o prefeito João Pedro Albuquerque de Azevedo e a vice, Valéska Walber, acionaram a Liga dos Herói e o Capitão América apareceu com os amigos para resolver o caso.
O público acompanhava a missão dos herós através do telão, que mostrava vários embates acontecendo simultaneamente em pontos conhecidos da cidade, como o Trevo do Avião, a Avenida Pátria, e o Trevo do Baixinho. Até que os heróis conseguiram entrar na prefeitura e resgatar o Papai Noel.
Escolatado pelos heróis, ele apareceu na Praça, para finalmente abrir as festividades natalidas de Carazinho. Segundo o pefeito, toda esta encenação objetiviou mexer com o imaginário das crianças e tornar o ntal mais mágico, diferente de tudo que já foi apresentado. "Estamos muito felizes com o resultado. Que bom que as crianças gostaram. A gente buscou mexer com a imaginação delas ainda mais, pois o Papai Noel já é um ser que mexe com os sonhos das crianças, e os super heróis também! Queríamos misturar estas figuras tão significativas no imaginário delas e trouxemos para o Natal Encantado de Carazinho", disse.
A vice-prefeita concordou: "Salvamos o Natal em Carazinho, uma programação preparada com muito carinho, com objetivo de atrair as crianças, as famílias e pelo que percebemos, ficaram encatadas e entraram no clima de Natal. Iremos estar apresentando outras programações também. Então venham com as famílias e vivam o Natal conosco", convidou Valéska.
Mais programação:
09/12 – Noite Cultural do Patronato Santo Antônio, com talentos locais, corais e grupos de dança – 19h
13/12 – Sábado Encantado, das 14h às 18h, na Praça Albino Hillebrand: brinquedos, feira de artesanato, música, pintura facial e atividades infantis
– Noite Encantada, às 19h, com espetáculo do Coro Infantil no Altar da Pátria, banda marcial e efeitos de luz
14/12 – Festival dos Festivais, às 17h, na Praça Albino Hillebrand: encontro de talentos da música nativista com artistas do Rio Grande do Sul
21/12 – Caminho dos Tropeiros, no Sesc Carazinho, das 15h às 17h: recital do Centro Cultural com uma viagem inspirada nas tradições tropeiras (entrada gratuita)
– Concerto de Natal da Orquestra Sinfônica de Carazinho (Osinca), na Matriz Nosso Senhor Bom Jesus, às 20h30 (entrada gratuita)
.