ESPORTES

Mandado embora retorna como salvação

Foto Divulgação

 

 

ABEL BRAGA - Nada como um dia após o outro. Ao final de 2020, após conquistar o Vice-campeonato brasileiro, o então treinador colorado, ABEL BRAGA, foi despejado, mandado embora, recusado, desprezado e tudo o mais. Pegou a todos de surpresa, torcedores ou não. Passados cinco (5) anos, o homem vitorioso, humildade, multi-campeão e competente, desceu neste Domingo ensolarado no Aeroporto Salgado Filho. Recebeu um telefonema do D'Alessandro ( mandado pelo Presidente, lógicamente), não enrolou e, voluntariamente, juntou meia dúzia de roupas e foi pro Galeão para passar uma semana exata na Capital de todos nós gaúchos. Não pestanejou, seguiu o conselho de seu coração, do amor por uma equipe que um dia lhe deu um pontapé nas nádegas. Veio tranquilo, do alto de sua sabedoria e experiência, para servir ao colorado, assim como o faz o soldado quando convocado para a guerra.

 

EXATAMENTE, UMA GUERRA E NÃO BATALHA. A trajetória colorado para esta semana, com confrontos na hoje dia 03 de dezembro, às 20 horas, contra o recém goleado e humilhado SÃO PAULO, num confronto que será disputado em Santos, na eterna Vila Belmiro. No domingo vindouro, em Porto Alegre, às 16 horas, o Beira Rio abrigará Inter x Bragantino. Esses temidos e preocupantes jogos selarão os caminhos da equipe Saci em 2026. Porisso, uma guerra curta, de estratégias, avaliações e, acima de tudo, com imposição de derrotas aos dois adversários, diante do contexto de algumas outras equipes que também lutam para permanecerem na elite do futebol brasileiro em 2026. Todo mundo de olho em todo mundo.

 

SEM QUESTIONAMENTOS E EXPLICAÇÕES. Não tem tempo para isso. O foco, o objetivo, a concentração é toda uma só: a Vila Belmiro na quarta e o Beira Rio no Domingo. Sem muita explicação, sem muita promessa, sem vaidade e sem rancores. Fazer e não tomar ou, tomar menos do que for feito. Simples. Qualquer um decifra esse enigma. Vitória e vitória, e pronto. Não há espaço e, nem sequer, enrolação. 

 

MAS E O CONTEXTO GERAL? aí que está todo o dilema. Abel veio, prontamente, assim que CONVOCADO e, com toda certeza vai fazer a sua parte. Nem conhece direito todo o plantel, mas isso é secundário. Futebol é igual há quase duzentos anos, sem frescura, sem invenções desproporcionais ou destoantes de um conjunto duvidoso. 

 

DISTRIBUIDOR DE CAMISETAS? duvido que o Abelão vai agir desta forma. Tem personalidade, tem vocação e tem o cheiro da vitória. Humilde mas cauteloso, se capacitará com informações diversas e que não vai, obviamente, divulgar. Veio com sangue vermelho nas veias e fará de tudo para que o grupo de atletas entenda seu recado, reflita suas ações, seja humilde e, acima de tudo, desenvolva com maestria o potencial que cada um tem na sua história futebolística.  

 

NÃO ESQUEÇAMOS: QUARTA É UM DIA, DOMINGO É OUTRO. Os resultados paralelos foram contrários aos interesses do Internacional no final de semana, puxando-o para o temido Z-4. Aliás, a histórica goleada sofrida pelo São Paulo frente ao Fluminense terá, como não poderia ser diferente, repercussão no confronto da quarta contra o Intern. Mas, o colorado também vem de uma goleada vergonhosa e, com toda certeza, buscará se reabilitar e se reencontrar com o sofrido mas esperançoso torcedor. Não tem como ser diferente. Dois gigantes onde nenhum entra em campo com vantagem.

 

COM CARINHO, RESPEITO E ESPERANÇA - assim a trajetória de ABEL BRAGA nessa complicada semana que atrapalhará o sono da metade do povo gaucho, além dos milhares espalhados pelo Mundo afora. Todos confiantes, cautelosos e, acima de tudo, respeitosos. 

 

Já o GRÊMIO enfrentou o Fluminense ontem (2) e saiu derrotado de 2x1. Ficará de fora da Libertadores 2026.

 

Abraços.