ESPORTES

Clássico GreQua revive futebol do passado com homenagem a jogador que viveu em Carazinho

Grêmio Santanense em 1994, disputando a primeira divisão do Gaúchão, com os Rogério Moura (4) e Fábio Zambiasi (3) (Fotos Divulgação/Arquivo Pessoal)

 

O mês de novembro foi especial para dois times de futebol tradicionais da fronteira gaúcha. No Estádio Honório Nunes, em Santana do Livramento, Grêmio Santanense e 14 de Julho reviveram mais um GreQua, reunindo craques do passado. 

 

Entre os anos de 1991 e 1994, dois jogadores com ligação com Carazinho brilharam no Santanense. O zagueiro Rogério Moura da Silva participou do recente evento e reencontrou antigos colegas do futebol. O clássico, tão disputado quanto os das décadas passadas, terminou em 1x1, mas reservou outros momentos de emoção. 

 

Nascido em Nova Brescia, mas radicado em Carazinho, Fábio Zambiasi, que igualmente atuou como zagueiro, foi lembrado no clássico e uma homenagem foi enviada à família. Ele faleceu em um acidente de trabalho em 2022, aos 55 anos. Rogério trouxe a Carazinho e entregou ao filho de Fábio, o também jogador Thales Zambiasi, um certificado de reconhecimento pela passagem vitoriosa pela fronteira. 

 

Quando jogaram no Santanense, Rogério e Zambiasi disputaram a Série A do Gauchão. Em 1992, o time da fronteira terminou em oitavo lugar, em 1993, em décimo e em 1994, com o elenco da foto acima, ficaram em sétimo. 

Rogério reviveu o clássico recentemente e trouxe para Thales a homenagem para o zagueiro falecido em 2022 

Data: 29/11/2025 - 15:40

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE