SAÚDE
Carazinho terá espaço contínuo para doação de sangue em 2026
Foto Arquivo/O Correspondente
O prefeito de Carazinho, João Pedro Albuquerque de Azevedo anunciou ontem (25), que Carazinho terá um Hemocentro no ano que vem. Pelas redes sociais, em um vídeo, ele destacou que o espaço será próprio e continuado e se chamará HEMOCAR. Também ontem, o Município foi homenageado pelo Estado por trabalhar pelo fortalecimento da rede de apoio a doação.
Hoje (26), a secretária da Saúde, Carmem Santos, conversou com O Correspondente e deu mais detalhes sobre a estrutura. O espaço que atualmente é utilizado pelo CEM, na esquina da Avenida Pátria com a Rua Barão de Antonina será reformulado. A farmácia básica será realocado para uma sala que fica em um prédio em frente a secretaria da Saúde, abrindo mais espaço para o aumento das especialidades ofertadas no CEM e para o HEMOCAR, que ocupará a parte dos fundos, onde hoje estão as salas de testes dos recém-nascidos.
A secretária destacou também que a conquista do HEMOCAR se deve ao empenho de toda equipe da Saúde durante 2025. Carmem salientou que haverá treinamento para os profissionais que desejam se habitalitar para atuar na coleta de sangue, que será realizado no HEMOPASSO, em Passo Fundo, e os profissionais da rede pública interessados em participar devem procurar a secretaria da Saúde.
A expectativa é que os tramites legais para a reestruturação do CEM iniciem nos primeiros dias de janeiro. A data de 9 de março foi estipulada para inauguração. Uma emenda parlamentar de Deputado Professor Bonatto (PSDB), além de um aporte da secretaria Estadual da Saúde servirão de investimento para o serviço que atenderá Carazinho e toda região.
Carmen Santos salientou também que a principio o HEMOCAR terá três cadeiras de coleta de sangue e os atendimentos começarão gradualmente, a partir da demanda, inicialmente duas vezes na semana, depois três e assim conscutivamente. A secretária sublinhou por fim, que a iniciativa beneficiará não somente os doadores, que não precisarão mais se deslcar a Passo Fundo para a coleta, mas os pacientes e hospitais que precisem de estoque contínuo.
Como ficará o HEMOCAR (Foto Reprodução.