GERAL

UCAPI dá início ao projeto Abelhando nas Escolas 2023

Fotos Mara Steffens/O Correspondente

 

A prática de levar informações sobre as abelhas e sua importância para o ecossistema é recorrente para a União Carazinhense de Apicultores e Meliponicultores - UCAPI. A edição 2023 do projeto Abelhando nas Escolas começou nesta quinta-feira (1º), na Escola Irmão Martin, no bairro Oriental. Valdir Maurer e Cesar de Souza foram até o educandário de educação infantil para socializar com os pequenos. 

 

Acompanhados das professoras, as crianças viram de perto uma colméia de abelhas sem ferrão da subespécie mandaçaria e ficaram impressionadas com o zumbido característico do momento em que estão produzindo o mel. Também viram como é a roupa de proteção que os apicultores utilizaram para o manejo das abelhas e como funciona o fumigador, utensilio usado para espantar as abelhas no momento da colheita do mel. Por fim, experimentaram o mel levo pelos apicultores. 

 

 

A diretora Bianca Parizotto, destacou que escola procura trabalhar com propostas de interesses das crianças. Partiu dela a curiosidade de saber mais sobre as abelhas. Então as professoras elaboraram um projeto para usar a temática em sala de aula. A visita da UCAPI foi uma das atividades propostas. No mês passado, por exemplo, a curiosidade sobre um casal de corujas que mora nos arredores da escola foi a motivação para o projeto. Agora, a visita dos apicultores e os aprendizados que eles levaram serão repercutidos em sala de aula. 

 

Na semana que vem, a visita da UCAPI será na Escola Estadual Érico Veríssimo. Segundo Cesar de Souza, a entidade está disposta a levar as abelhas para as escolas que desejarem a visita. Basta entrar em contato para combinar. 

Data: 01/06/2023 - 16:56

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE