CULTURA
Atividades da Academia de Letras
Foto Divulgação
A Academia Carazinhense de Letras, fundada no ano de 2018, integrada por uma plêiade de escritores de Carazinho e região, vem realizando atividades de destaque em nossa cidade, a partir de sua sede na UPF, cedida por sua direção.
Na noite de 23 do corrente mês, aconteceu o Sarau Literário participado por grande número de integrantes da ACL, tendo como convidadas especiais a diretora da Biblioteca Pública Guilherme Schultz Filho, e sua assessora.
A programação foi iniciada pela presidente Ilse Ana Piva Paim, que através de uma caixa de papelão "que quando se abre revela mundos" contou a história da Anciã Flor, que hoje vive no Recanto São Vicente de Paula, mas que foi deixada ali em uma caixa de papelão, há muitos anos atrás. Com 80 anos de idade, ela carrega uma flor, o jasmim, que é o próprio símbolo do abolicionismo, uma vez que quando é tocada fica preta.
Ilse apresentou seu quadro da mulher segurando nas mãos a flor, que seguiu exposto na sala, numa homenagem à ela, após destacar alguns detalhes da sua vida.
Na sequência apresentaram-se com poesias os escritores Cláudio Rech, Clarice Correa, Fátima Dorneles, Professora Solange, Nelci Ehrhardt e Sônia Delavy da Luz. Em um momento musical, Waner Barreto com seu acordeon de 8 baixos, fez interpretações muito aplaudidas.
Ponto alto da noite, foi a intervenção da escritora Marinilce Schmitz, que mencionou "Carazinho está respirando Erico Veríssimo, completando 120 anos de seu nascimento, quando é importante trazer a essência de sua escrita". Discorreu com muita emoção sobre obras do grande escritor gaúcho, que é seu patrono na Academia.
Na sequência, o escritor e historiador José Newton Sperry mencionou que o primeiro trabalho em Carazinho sobre a história da região foi feito no CTG Rincão Serrano, com o título de II Ciclo de Conferências Culturais cidade de Carazinho. Comentou após, que seria a hora de realizar um terceiro ciclo com a coordenação da ACL .
Finalizando o sarau foi servido um coquetel acontecendo então momentos de confraternização e amizade entre os participantes.
Feira do Livro
A ACL terá importante papel na Feira do Livro de Carazinho, que acontece oficialmente de 06 a 08 de novembro corrente em nossa cidade, com uma extensa programação que se desenvolverá na Gare, no Teatro do Sesc, na FUCCAR e em outros locais.
Apresentações musicais, danças, teatro, contação de histórias, mostra de curtas metragens, show de mágicas, Concerto Literário com a Orquestra OSINCA e muitas outras atrações inéditas, comporão este importante evento literário de Carazinho.
A Academia Carazinhense de Letras estará com um estande expondo livros de seus escritores, com rodas de prosa, espaços de lançamento de novas obras e ocasião de autógrafos.
Café com a ACL e seus escritores terá lugar na Gare, na manhã de 08 de novembro, no horário das 8h às 10 h., sendo ponto de destaque da Feira.
Data: 30/10/2025 - 09:28
Colunista: Arlete RohdeFonte: Arlete Rohde