AGRO
Emater projeta boa produtividade para culturas de inverno em Carazinho
Foto Divulgação
A expectativa é para boa produtividade na safra de inverno em Carazinho, de acordo com a Emater. O chefe do escritório local, Renato Serafini, destaca que a canola teve aumento da área em 2025. Foram cerca de 1200 hectares dedicados à cultura cuja colheita começará em breve. Quanto ao desenvolvimento das lavouras, a canola não sofreu grandes consequências com o clima, por isso a expectativa é para uma boa produtividade.
Em relação ao trigo, os produtores aguardam o momento ideal para iniciar a colheita. O ponto alto deve ocorre entre os dias 10 e 15 de novembro e assim como na canola, esta cultura também deve registrar resultados satisfatórios.
No período de perfilamento, de acordo com Serafini, houve incidencia de oídio, mas a doença foi tratada e não trouxe maiores consequências.
Enquanto isso, a Emater recebe inscrições para o Programa Terra Forte, uma iniciativa do Governo do Estado, com destinação de até R$ 30 mil a fundo perdido para a agricultura familiar. Os interessados devem procurar o escritório da Emater até esta sexta-feira (17). É preciso estar com o Cadastro de Agricultor Familiar em dia e apresentar a documentação pessoal. Serão selecionados cinco produtores a serem beneficiados ainda este ano e outros cinco para 2026.
.