SAÚDE

HCC realiza segunda neurocirurgia com o paciente acordado

Foto Divulgação/HCC

 

Foi realizada ontem (16), no Hospital de Caridade de Carazinho - HCC, a segunda cirurgia de retirada de lesão cerebral com o paciente acordado. O procedimento fo conduzido pelos neurocirurgiões Dr. Rafael Espanhol e Dr. Mateus Balen, com a participação do anestesiologista Dr. Carlos Consalter e a equipe de enfermagem da instituição de saúde. A cirurgia com o paciente acordado permite minimizar possíveis sequelas da cirurgia cerebral.  

 

Segundo o Dr. Rafael, o paciente oriundo de Chapada, possuía uma lesão cerebral em área delicada, na qual a manipulação cirúrgica poderia ocasionar sequelas. “Realizamos a retirada total da lesão e o paciente está em ótima recuperação. Essa modalidade de cirurgia exige técnicas altamente modernas para sua realização, desde a modalidade da anestesia associado ao ato cirúrgico praticado pelos cirurgiões. Com o paciente acordado, a atenção e exigência se tornam ainda maiores”, explica.

 

O Neurocirurgião ressalta que atualmente poucos centros de saúde realizam esse procedimento e que, além do HCC ser referência em neurocirurgias em âmbito geral, agora também se torna referência na realização de procedimentos na modalidade com o paciente acordado. “Hoje realizamos o segundo caso sendo alcançado o objetivo cirúrgico e o paciente com boa evolução, dessa forma, vamos evoluindo nesse tipo de procedimento cada vez mais, afim de ofertar segurança, qualidade e precisão aos nossos pacientes", informa.

 

O presidente do HCC Jocélio Cunha ressalta que a qualificação e excelência dos serviços prestados para toda comunidade regional, a qual é beneficiada com a alta complexidade das neurocirurgias, é o foco da Direção do HCC. “Queremos melhorar, cada vez mais, os serviços e a estrutura hospitalar. O HCC nos últimos anos vem investindo em instrumental cirúrgico para realização de grandes cirurgias o que permite aos cirurgiões aplicarem técnicas modernas e atrair pacientes da região para realizarem cirurgias complexas na instituição”, disse.

Data: 17/05/2023 - 08:29

Fonte: Ascom HCC

COMPARTILHE