SAÚDE
Saúde de Carazinho atualiza números e município registra 59 casos de Chikungunya
Aplicação de inseticida segue sendo estratégia em Carazinho (Foto Arquivo/O Correspondente)
A secretaria de Saúde de Carazinho atualizou há pouco a situação da Chikungunya no município. São 59 casos postivos da doença, sendo cinco em viremia, ou seja, em fase de transmissão. Outros 30 estão aguardando resultado do Laboratório Central do Estado - LACEN e mais 55 estão em investigação. Em relação a dengue, Carazinho segue com o registro de 4 casos, 28 descartados e dois em investigação.
Desde a semana passada, quando o alerta para a doença foi emitido pela secretaria estadual da Saúde várias medidas têm sido tomadas, como por exemplo, a aplicação de inseticidade em bairros onde residem as pessoas acometidas pela doença, entre eles Oriental, Sassi e Vila Rica.
A secretaria da Saúde montou um cronograma de ações. Neste sábado (29) houve panfletagem com orientações sobre o Aedes aegypti e as doenças que ele transmite. Na segunda-feira (31), os agentes de endemias estarão atuando nos domicílios e nova aplicação de inseticida está prevista. Existe também a expectativa do reforço do Exército Brasileiro que deve vir ao município e atuar nas ações.
Também consta no cronograma a Pesquisa Vetorial Especial, feita pelos agentes de endemias, nas casas dos pacientes notificados como suspeitos ou positivos, eliinando depósitos e realizando tratamento larvicida.
Em 2024, Carazinho registrou 10 casos de Chikungunya, mas todos eles foram importados. A incidência de 2025 se refere a transmissão autóctone, ou seja, dentro do município.