AGRO
Carazinho decreta situação de emergência em função dos prejuízos causados pela estiagem

Distribuição de água para comunidades do interior de Carazinho afetadas pela estiagem (Foto Divulgação)
O prefeito de Carazinho, João Pedro Albuquerque de Azevedo assinou nesta semana o decreto que declara Situação de Emergência no município em função da estiagem. Os prejuízos no agronegócio e na agropecuária vem sendo computados desde janeiro. Em fevereiro, o Município reformulou o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural que passou a ser presidido pelo secretário de Agricultura, Anselmo Britzke, o Gauchinho.
A partir de então, um levantamento minuciooso foi realizado a fim de embasar o decreto. Além das perdas significativas nas culturas de verão e na produção leiteira, houve registro de falta de água para consumo de humanos e animais, tanto que a prefeitura teve de apoiar o abastecimento com o caminhão pipa.
O Decreto Executivo Nº 045/2025 considera laudos da Emater, da Assistência Social e o parecer da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Também cita, como embasamento para o documento, que o "Município disponibiizou todo aparato disponível para minimizar os efeitos do desastre, bem com assistêcia aos afetados".
A partir do decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais nas ações de resposta ao desastre, inclusive a convocação de voluntários para este fim, com a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, para facilitar estas ações.