SAÚDE

Associação busca divulgar e garantir diretos para pessoas com fibromialgia em Carazinho

Foto Mara Steffens/O Correspondente

 

A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura.

 

Em Carazinho, pessoas que possuem o diagnóstico da doença criaram a Associação de Fibromilagicos de Carazinho - AFC, há pouco mais de um mês com objetivo de divulgar informações sobre a doença e garantir direitos dos pacientes. A presidente, Daniela Portilho da Silva, que recebeu o diagnóstico há 20 anos, destaca que os fibromialgicos têm direito a atendimento prioritário e a condição é considerada deficiência física. 

 

De acordo com ela, em outras cidades, como em Santa Catarina, onde morou nos últimos anos, as informações sobre a condição são mais difundidas. A base do tratamento é uma dieta alimentar desinflamatória, preferencialmente sem gluten, açúcar e lactose, além da atividades física, além de medicamentos. 

 

O dia 12 de maio é a data reservada para a conscientização sobre a doença e a Associação pretende realizar algumas ações em parceria com as secretarias da Saúde e de Desenvolvimento Social. 

 

A diretoria da AFC tem ainda Izabel Serafini (vice-presidente), Estela Klein (secretária), Angela de Quadros Stürmer (tesoureira), Graziela Farias (assessora jurídica). 

Data: 28/03/2025 - 15:51

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE