POLÍTICA
Vereadores retornam de recesso com sessão plenária nesta quinta-feira (6)

Foto Arquivo/O Correspondente
A Câmara de Vereadores de Carazinho realiza nesta quinta-feira (6) a primeira Sessão Plenária Ordinária após o fim do recesso parlamentar. Entretanto, não está previsto nenhum projeto a ser votado na Ordem do Dia, apenas as apreciações de indicações e requerimentos.
O recesso parlamentar no primeiro ano da legislatura ocorre sempre durante o mês de fevereiro e, neste período, as atividades parlamentares, como sessões plenárias ordinárias e reuniões de comissões, ficam suspensas. Apenas os atendimentos nos gabinetes e os serviços administrativos da Casa funcionam normalmente, sem interromper o atendimento aos cidadãos.
Contudo, neste último recesso foram realizadas duas sessões extraordinárias. Na primeira foram aprovados 11 projetos de lei, sendo oito deles como abertura de créditos especiais adicionais ao orçamento de 2025, totalizando pouco mais de R$ 17,5 milhões. Já na segunda reunião extraordinária, oito proposições foram aprovadas, incluindo a contratação emergencial de 44 profissionais públicos para atender demandas da Secretaria de Educação e mais R$ 1 milhão em abertura de créditos no Orçamento.
A primeira sessão após o recesso deve ser presidida pelo vice-presidente, Adriel Machado (PSDB), já que o presidente, Bruno Berté (PDT) está em viagem e retorna no fim de semana. A assessoria do pedetista confirmou que o suplente Gabriel da Rocha foi convocado para a reunião. A sessão da semana que vem está agendada para a terça-feira (11), a pedido dos vereadores já que a segunda-feira (10) coincide com a abertura da Expodireto Cotrijal e diversas agendas políticas. Na ocasião, além da sessão ordinária, será realizada a sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.