CULTURA

Consciência Negra: Grupo Raízes busca reconhecimento como núcleo quilombola em Carazinho

Jantar Afro 2023 (Fotos Divulgação)

 

Acontece neste sábado (16), no pavilhão do bairro Conceição, mais uma edição do Jantar Afro, evento organizado pelo Grupo Raizes e que marca o Dia da Consciência Negra, datado de 20 de novembro e que a partir de 2024 é feriado nacional. 

 

Mais do que a comemoração, a entidade busca algo mais, o reconhecimento como núcleo quilombola de Carazinho, título atualmente com o Flor da Serra. A presidente do Raízes, Fátima Rosane Cardoso da Silva, diz que nesta semana, uma representante dos quilombos gaúchos estará na região e ela pretende apresentar argumentos para este reconhecimento, fundamental para acessar recursos em nível estadual e até federal, via Fundação Palmares. "Carazinho tem o título, com o Flor da Serra, mas nós não temos acesso.Se você tentar uma referência da cultura afro na cidade, você não encontra. Por isso estamos tentando fazer este resgate (com o grupo Raízes)", afirma Fátima. 

 

O Jantar Afro é o principal evento do ano, mas no feriado de 20 de novembro, na Praça Albino Hillebrand, a partir das 14h, o grupo estará apresentando várias manifestações culturais, como artesanato, música e dança. 

 

Recentemente, para colher ideias e experiências, Fátima visitoua ExpoIjuí, que trabalha fortemente a cultura através das representações étnicas. Voltou de lá maravilhada com o que viu, e inspirada para fazer algo em Carazinho pela cultura afro. "Temos muita gente disposta a ajudar. Nosso problema é recurso", diz ela. Uma das ideias é descobrir quem são e onde estão os negros de Carazinho, com intuito de mobilizá-los. "Nosso jovens crescem sem referências. Onde eles aprendem a dança, a música, a crença religiosa? É um modo de afastar das ruas, das coisas ruins", pontua a presidente, acrescentando que resgatar o carnaval em Carazinho é outra meta do Raízes.

 

O 20 de novembro como feriado é encarado pelo grupo como uma conquista, pois reconhece o legado os negros para o desenvolvimento do Brasil em todas as áreas. 

.

Data: 16/11/2024 - 12:52

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE