EDUCAÇÃO

Posse de Marcelo Kolling como novo coordenador regional de educação deve ser no fim do mês

Foto Mara Steffens/O Correspondente

 

Foi anunciado na noite de sábado (9), em edição extra do Diário Oficial do Estado, que Marcelo Fernando Kolling será o novo coordenador geral de educação. Ele foi o vencedor do processo Qualifca RS, realizado pelo Governo do Estado para definir o cargo. Além dele, mais cinco profissionais de educação concorriam à função, sendo três atuantes em Carazinho: a atual coordenadora, Lisete Leiria Jarré, a secretária municipal de Educação, Sandra Denise Bandeira Guerra, o diretor da Escola Cônego João Batista Sorg, 

 

Kolling foi candidato a vereador em Carazinho, no pleito recente, pelo PSDB. Tem 29 anos de magistério, 23 deles no Estado. Começou a carreira como auxiliar de serviços educacionais (secretário de escola) em 1995. Em 2022 passou a professor em Coqueiros do Sul e no ano seguinte no Estado. Atualmente é o diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesta Nunes. Está na função há quase nove anos e antes de assumir a escola, foi vice-diretor. 

 

Em 2019, quando o governo realizou o primeiro Quaifica, Kolling participou e também chegou a fase final. O processo de 2024 chegou a ser interrompido por causa da situação de calamidade causada pelas enchentes e retomado em junho. Até sair a lista com os seis finalistas, não se sabia quem estava concorrendo à função. 

 

Kolling considera importante realizar um processo técnico para escolher o coordenador. Antes de 2019 era um indicação puramente política. "É um cargo de confiança, mas com esta metodologia qualifica muito quem chega porque é preciso conhecimento. Quando nos inscrevemos é nos indicado todo material que precisamos para estarmos aptos. Você precisa conhecer o funcionamento da rede, de como é o financeiro, a legislação estadua. Tudo isso é preciso saber e é cobrado", comenta o professor. 

 

No dia 27 de novembro, Kolling será oficiamente nomeado para o cargo. Em seguida ficará três dias imersos na Seduc, em Porto Alegre. No dia 29 ele participa do ato oficial de posse, com o Governador Eduardo Leite. No dia 2 de dezembro estará pronto para assumir a função em Carazinho. 

 

Kolling destaca que a expectativa é bastante positiva. Ele deve nomear outros três chefias que lhe auxiliarão diretamente no trabalho. Um resposável pelos Recutsos Humanos, um para o setor pedagógico e outro para o administrativo, além do coordenador adjunto. "Levo na bagagem a vivência de sala de aula, o fato de ter passado por uma direção. Conheço todos os trâmites, então a expetativa é muito boa", salientou, acrescentando que levará em consideração a qualificação técnica para as indicações. 

 

Entre as metas do novo coordenador está estreitar os laços com as gestões dos 21 municípios e das 56 escolas de abrangência da 39ª Coordenadoria Regional de Educação. Destacou que não olhará siglas partidárias para encarar as demandas da educação e lembtrou de programas importantes que estão em andamento, como o Alfabetiza Tchê, que objetiva alfabetizar crianças na idade recomendada. 

 

As escolas também estão em processo de escolha de novos diretores, mas por enquanto, Doris Schaefer substituirá Kolling na direção da Escola Ernesta Nunes. 

Data: 13/11/2024 - 16:26

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE