POLÍTICA

Escola Princesa e Isabel e Rotary Club são os destaques da Tribuna Livre

Foto Mara Steffens/O Correspondente

 

Na última sessão legislativa de cada mês, a Câmara de Vereadores promove a Tribuna Livre, espaço em que pessoas e entidades podem utilizar para explanar sobre asusntos diversos. Na reunião de ontem (24), foram representadas a Escola Estadual Princesa Isabel e o Rotary Club. 

 

A diretora do edudandário, Soeli Albarello, falou da história da instituição que está completando 95 anos de atividades. Foi a primeira escola pública a ser instalada na cidade. "Ela foi instalada como Grupo Escolar em 21 de março de 1928, quando Carazinho ainda era 4º Distrito. Primeiro foi localizada na RUa do Comércio, hoje Avenida Flores da Cunha. Eram apenas 4 educadores, mas já atendia 310 alunos. O prédio era simples e de madeira, com carteiras cedidas pelo Colégio Elementar de Passo Fundo. As atividades aconteceram por 10 anos, antes da emancipação de Carazinho", citou. 

 

As atuais instalações, na Rua Alexandre da Motta, foram edificadas a partir da doação do terreno, pela Mitra Diocesana. A inauguração ocorreu em 20 de setembro de 1938, coincidindo com as comemorações do centenário da Cruzada de 1835, quando os gaúchos lutavam pela independência cultural, política e econômica. Para a diretora, a inauguração também simbolizava a luta da comunidade carazinhense pela emancipação.

 

Soeli também destacou a arquitetura do prédio, estilo neoclassico que ainda é preservado. "Simboliza a imponência e a importância da educação em uma comunidade recém criada. Mas é preciso destacar, que acima de tudo, este prédio abrigou o sonho de jovens e adultos que buscavam conhecimento", sublinhou, citando alunos ilustres que a escola teve, como Leonel de Moura Brizola e Loreno Albuquerque Graeff. 

 

Soeli destacou as transformações físicas e de nomeclatura pelas quais as escolas passou, como a mudança dos tradicionais quadros negros e giz pelas telas de vidro e canetas e a chegada da internet. Atualmente o corpo docente é composto por 30 professores e 10 funcionários. 

 

Rotary Club

O presidente do Rotary Gelson Luiz De Carli também utilizou o espaço. A entidadetem 118 anos. Foi criado nos Estados Unidos pelo advogado Paul Harris. A ideia deu tão certo, de acordo com De Carli, que se espalhou pelo mundo. No Brasil, o primeiro Rotary foi criado há 100 anos, no Rio de Janeiro. Em Carazinho são 71 anos de atividades. Está presente em 260 países do mundo, com 1,2 milhão de membros. 

 

De Carli citou que a entidade se envolve com as demandas locais porque são diferentes em várias partes do mundo. Existe também uma fundação onde os clubes com mais condições, localizados em países mais desenvolvidos, destinam recursos para que os com menos condições possam investir conforme as demandas locais. Assim, o Rotary Internacional arrecada cerca de 100 milhões de dólares por ano. Somente o programa de combate à poliomielite recebe o investimento de 33 mihões de dólares e a Fundação Bill Gates coloca 60 milhões de dólares, que são usados para comprar vacinas para países mais pobres e ajudar a erradicar a doença. 

 

Neste sentido, ele salientou a importância do seguimento da vacinação em todo o mundo. Ele lamentou que muitos pais estão deixando de imunizar as crianças. 

 

Os rotarys são organizados em distritos, que são geridos por um Governador, função que De Carli já desempenhou. O distrito ao qual o Rotary de Caraziho é ligado é o maior do estado com 65 clubes e 1.850 membros. Quando governador, ele conseguiu a destinação de recurso para a aquisição de um equipamento importado da Alemanha para realização de cirurgias de câncer. 

 

O Banco de Cadeira de Rodas é outra iniciativa do Rotary. Os equipamentos são emprestados para quem necessita, além de muletas, andadores e camas hospitalares. "Não queremos abraçar o mundo, substituir o poder público que tem condiççoes, mas queremos ser exemplo, mostrar que as pessoas de bem podem se reunir e ajudar quem precisa. Se cada um se ajuda teremos uma comunidade melhor", finalizou. 

Data: 25/04/2023 - 09:40

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE