SAÚDE
Dia do Idoso: atividades direcionadas para quem tem mais de 60 anos garantem qualidade de vida
Foto Mara Steffens/O Correspondente
O dia 1º de outubro é dedicado ao Dia do Idoso. Envelhecer é encarado por muitos como um privilégio, tanto que para ter cada vez mais qualidade de vida a partir dos 60 anos (idade marco para a legislação), muitos participam de atividades lúdicas para manter-se ativo.
E a oferta é variada. Um dos exemplos em Carazinho é o Grupo de Maturidade Ativa do Sesc, que reúne este público semanalmente para várias oficinas, entre elas, o teatro.
Marlene de Souza e Veraci Ohse são exemplos do quanto o envolvimento em projetos como este são fundamentais. Na semana passada, elas estiveram no elenco que apresentou uma peça sobre a imigração alemã, marcando os 200 anos da chegada dos alemães ao Brasil.
Elas e os demais integrantes são unanimes ao afirmar que se sentem felizes e com bastante energia a partir da integração e da amizade que vivem no Maturidade Ativa.
A coordenadora Gabriela Citolin cita o protagonismo do idoso como foco do trabalho. “O SESC atua com o Programa Maturidade Ativa, com o objetivo de desenvolver o Protagonismo do Idoso, valorizando suas capacidades e habilidades e promovendo o bem-estar através de ações de saúde, esporte, cultura, recreação e lazer. Justamente por se manterem ativos, em diversas áreas, com diferentes estímulos, em convivência com outras pessoas, sempre aprendendo ou compartilhando experiências, percebemos o reflexo e os benefícios para sua saúde integral”, comenta.
.