CULTURA

Museu Olívio Otto passa por adequações para renovar o PPCI

Fotos Mara Steffens/O Correspondente

 

O Museu Olivio Otto suspendeu a visitação temporariamente, mas é para uma boa causa. O prédio está passando por adequações exigidas para a renovação do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio - PPCI. O investimento é de cerca de R$ 14 mil e vários são os reparos a serem feitos. O projeto foi elaborado pela Secretaria de Planejamento.

O coordenador do local, Claudio Braum, explica que no ano passado já foram colocadas detectores de fumaça, placas e luzes de emergência e algumas adequações ficaram para serem realizadas agora. Uma porta de emergência será providenciada na lateral do prédio, junto ao corredor de acesso à garagem e a rampa de acesso para deficientes na entrada será melhorada para estar de acordo com as normas previstas.

No segundo andar, duas das janelas dos fundos teve de ser fechada para evitar a propagação do fogo, em caso de incêndio, para imóveis vizinhos. No espaço que abriga a exposição permanente de biologia, no térreo, será necessário o fechamento de uma porta e três janelas.

A reabertura do Museu está prevista para o dia 4 de abril. Enquanto isso, além da reforma, alguns acervos também passam por manutenção, entre eles os acervos taxidermizados de animais.

A manutenção preventiva inclui ações como a limpeza regular do acervo e do ambiente onde ele está armazenado, controle de pragas, monitoramento da umidade e da temperatura e verificação regular da condição dos animais. Essas medidas ajudam a prevenir danos causados por fatores ambientais, desgaste natural e manipulação inadequada.

Além de preservar o acervo, a manutenção preventiva ajuda a proteger a saúde e a segurança dos visitantes e dos funcionários. E, a longo prazo, é mais econômico do que reparos ou substituições caras no futuro.

Data: 27/03/2023 - 11:25

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE

Galeria de fotos

Galeria de Fotos