CULTURA
Comunidade do bairro Oriental prepara espetáculo de Páscoa

Ensaios ocorrem no local do espetáculo, no campo do Brasil (Foto Mara Steffens/O Correspondente)
A comunidade católica do bairro Oriental, pertencente à Paróquia São José, prepara para o dia 5 de abril, a partir das 20h, um momento de meditação e contemplação da Paixão e a Morte de Cristo. O espetáculo vem sendo preparado desde dezembro do ano passado e a mobilização para que tudo dê certo impressiona.
Conforme Flávio Kolling, que atua como diretor no projeto, através da Pastoral da Educação, foram convidadas as escolas do bairro e arredores- Ernesta Nunes, Rodolfo Bolzani, São Lucas e Patronato Santo Antônio - para se engajarem, além de pessoas da comunidade, de diferentes idades. A Paróquia, através do Padre Joule Windson Cunha, que conseguiu patrocínios que somam quase R$ 10 mil para custear todo o espetáculo. "Costureiras de forma voluntária fizeram 65 figurinos. Arrecadamos muita coisa. Até um placo que será montado será trazido de Almirante Tamandaré do Sul para cá", conta ele.
A Paixão e Morte de Cristo será encenada no campo do Esporte Clube Brasil, que fica bem perto da paróquia, local onde também ocorrem os ensaios. Mesmo a noite, ensaiando com a iluminação dos celulares, os atores se empenham para que tudo dê certo no dia agendado. As falas deles, até foram gravadas em estúdio para garantir a perfeição do espetáculo.
De acordo com Kolling, serão encenadas as 14 estações da via sacra e a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Para assistir, o público deverá contribuir com 1 Kg de alimento não perecível, já que a temática da Campanha da Fraternidade de 2023 é a fome. Os donativos serão encaminhados para a paróquia que destinará para famílias carentes da comunidade.
Mais de 65 pessoas estão envolvidas com o espetáculo, além das equipes de apoio. Conforme o diretor, a totalidade de pessoas engajadas chega perto de cem.
A responsabilidade de interpretar Jesus e Maria
Não foi difícil para a direção da peça escolher Luiz Pavan(31) para interpretar Jesus. O rapaz possui cabelo e barba bem semelhantes a figura de Cristo. "É uma honra estar atuando como Jesus. A ideia não é mostrar o sofrimento, mas o sacrifício dele para com a comunidade. É uma época importante recordarmos isso, especialmente em um mundo em que as pessoas não se sacrificam mais", afirma.
No papel de mãe, atuará a namorada de Luiz, Ellen Allebrand Alves (23). "Eu já participei de outros projetos assim. É um momento muito emocionante em que a gente pensa o que ela passou. Ainda não sou mãe, mas consigo ter um pouquinho da ideia do que é perder uma pessoa tão importante quanto um filho, e tentar passar para que está assistindo. A gente entra no personagem e consegue ter um pouco da dimensão do que aconteceu", relata ela.