CULTURA

Quem são os tradicionalistas que serão homenageados na Semana Farroupilha deste ano em Carazinho?

Pedro Américo, Gilberto Perez e Paulo da Rosa (Fotos Divulgação)

 

Foram definidos na semana passada, pelo Conselho Municipal de Tradições Gaúchas - CMTG e pelo Departamento de Cultura, os homenageados de Carazinho nos festejos farroupilhas deste ano. As entidades ligadas ao CMTG fizeram as indicações, que foram apreciadas e votadas. 

 

Ex-patrão do CTG Unidos Pela Tradição Riograndense, do qual é sócio fundador, e ex-coordenador do CMTG, Pedro Américo Mariano Messerschmidt será o Gaúcho Destaque. Casado e pai e duas filhas, está ligado às tradições desde criança. Como o avô, sempre anda pilchado e sempre lutou para promover a cultura gaúcha, realizando inúmeras ações, rondas e festividades. 

 

A sede própria do CTG Unidos foi inaugurada em uma das gestões de Messerschmidt, em 2003. Em 2013, quando era vice-coordenador do CMTG, criou o concurso cultural para a escolha da bandeira da instituição. No ano seguinte, já coordenador, institui a Semana da Paz, em parceria com a prefeitura, e a Comenda de Ponche Verde. Também em 2014 criou o concurso de poesias nas escolas. 

 

Na entrada do Parque Natural João Alberto Xavier da Cruz construiu a Gruta de São Pedro. Em 2017 foi homenageado como Tradicionalista Destaque do Legislativo carazinhense. É sócio fundador da Assoiação Cultural Tropeiros de Carazinho, patrão conselheiro do CTG Unidos e integrande do Conseho de Ética da 7ª Região Tradicionalista. 

 

O Cavaleiro Destaque será o Gilberto Perez da Silva. 1º Tenente da Reserva da Brigada Militar é instrutor de trânsito e tem vários cursos na área de transporte. Trabahou na BM por 33 anos. Sempre esteve ligado aos movimentos tradicionalistas. A partir do ano de 2010, retornou as atividades na Brigada Militar naquele município, e foi indicado pela Brigada Militar para organizar as Festividades relacionadas ao tradicionalismo, como Acampamento Farroupilha e o Desfile de Cavalarianos. Em Carazinho, integrou-se nos Grupos de Cavalgadas a partir de 2017, sempre participando nos Grupos de Cavalgadas, e participando de Cavalgadas locais e Intermunicipais.

 

Desde o ano de 2019 integra o Grupo de Cavalgadas Vereda das Tropas de Carazinho e tem participado de diversas cavalgadas. Também é sócio fundador da Associação Cultural e Tradicionalista Tropeiros de Carazinho, eleito Agregado das Chelpas. Semanalmente, uma ou duas vezes, realiza cavalgadas ao redor da cidade. 

 

A homenagem póstuma deste ano será para Paulo Sérgio da Rosa, falecido em junho de 2021, aos 48 anos, por complicações da Covid-19. Foi empresário, casado e teve três filhos. Sua trajetória no tradicionalismo começou na infância, quando com dez anos passou a dançar na invernada do CTG Pedro Vargas. Aos 30 anos descobriu a paixão pelos cavalos, dando início com as cavalgadas. Com seus amigos, logo começou a laçar em rodeios.  

 

O primeiro rodeio foi em Santo Antônio do Planalto, em 2015, participando do seu primeiro piquete que foi o Unidos Pela Tradição Rio-Grandense e logo depois foi para outros quadros de laçadores, como, Pedro João Da Silva, Presilha do Rio Grande, Miguel Pinheiro, Nestor Sampaio de Quadros e, em duas oportunidades reativou o Piquete Horácio Pinto do Prado e encerrou suas atividades tradicionalistas no CTG Alfredo D´Amore. Paulo Sergio da Rosa deixou um grande legado para os seus filhos e netos, que seguem no caminho da tradição, traçado pelo pai e avô.

 

Este ano o CTG anfitrião dos festejos farroupilhas é o Pedro Vargas, que receberá a Ronda do Executivo, evento em que os homenageados são reverenciados, marcada para o dia 13 de setembro, a partir das 20h. A abertura oficial será mais cedo, às 10h, na Praça Albino Hillebrand, quando também ocorrerá a distribuição da chama crioula. Uma cavalgada no dia 7 de setembro buscará uma centelha da chama, que chegará em Passo Fundo. 

Data: 07/08/2024 - 10:35

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE