GERAL

Carazinho será referência na formação de mão de obra e distribuição para edificação steel frame

Curso de formação de mestres em steel frame em São Paulo (Foto Divulgação)

 

O Steel Frame é um sistema de construção de moradias industrializada, que utiliza perfis de aço galvanizado como espinha dorsal da construção. Leves, porém robustos, esses perfis agilizam o processo construtivo, garantindo precisão na montagem. Com painéis preenchidos por isolantes térmicos e acústicos, o sistema destaca-se pela eficiência energética. Enquanto uma moradia convencional leva até 8 meses para ficar pronta, uma steel frame pode ser concluída em 30 dias, outro ponto e a sustentabilidade, construção convencional gasta 500 litros de agua por M² enquanto Stell Frame gasta 10 litros por M².

 

A empresa carazinhense Iopp Engenharia está formando seus profissionais neste método desde 2017, cursando, projetando e edificando junto ao mercado da região Sudeste do Brasil. Nesse ano conseguiu a certificação PBQPH que e o ISO 9001 da construção civil, todas as obras publicas e MCMV e necessário ter essa certificação .

 

De acordo com a direção da empresa, a indústria PacLux Placas Cimentícias, de São Paulo, está se preparando para instalar um CD em Torres, diante da alta demanda por moradias a partir das enchentes de maio. No entanto, a mão de obra ainda é escassa e é aí que entra a empresa carazinhense.

 

Caberá a IOPP Engenharia, que já possui a certificação necessária, formar trabalhadores para o steel frame. A ideia é formar pelo menos 43 franquias por todo o estado, que enviarão seus colaboradores para Carazinho para receber a qualificação necessária. As turmas de 30 a 45 pessoas devem iniciar já em outubro, o que significa também que os visitantes utilização de toda infraestrutura da cidade como hotéis, restaurantes e o comércio em geral, durante o período de estadia.

 

Concomitantemente, a Iopp Engenharia terá dentro do município um CD de distribuição de todos os materiais necessários para o modelo construtivo  o que implicará na geração de empregos e em tributos para Carazinho, uma vez que toda tributação será feita no município.

 

Reconstrói RS

Recentemente, a Iopp Engenharia teve dois projetos de construção aprovados pelo Programa Reconstrói RS, criado para atender a demanda por moradias em cidades que foram atingidas pelas enchentes de maio. Os projetos serão desenvolvidos em cidades como Novo Hamburgo, São Leopoldo e Gravataí, Vale do Taquari e região do Delta do Jacui.

Estilo de construção stell frame 

Data: 05/08/2024 - 16:50

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE