GERAL

Operação Fecha Quartel Escolar já esteve em todas os educandários de Carazinho

Fotos Divulgação/BM

 

Quem circula nas proximidades de escolas percebeu que há alguns dias a Brigada Militar tem se feito presente ainda mais que o rotineiro. Com o objetivo de levar uma maior segurança às escolas, os policiais desenvolvem, em todo o Estado, a Operação Fecha Quartel Escolar. Eles estão em educandários das redes municipal, estadual e particular e em poucos dias já visitou todas as instituições carazinhenses. O nome da operação é inspirada em outra atividade da corporação, em que o efetivo que atuam mais no administrativo, são enviados para missões na rua.

 

O Major Juliano Moura, comandante do 38º BPM sediado em Carazinho, mas com abrangência em 24 cidades, ressalta que a BM sempre incluiu o entorno das escolas em suas patrulhas diárias. A presença ainda mais efetiva, agora, se fez necessária depois de episódios de extrema violência em escolas registrados em várias partes do Brasil. Depois de ataques, as comunidades escolares ficaram muito assustadas e a operação específica ajuda a devolver a tranquilidade. Conforme o comandante, o Governo do Estado já sinalizou com a destinação de recurso extraordinário a fim de permitir que os policiias sejam escalados em mais horários, além daqueles do dia a dia a fim de que o efetivo possa voltar às atenções aos educandários. "O momento exige isso. A escola precisa ser um ambiente sadio, tranquilo, onde as crianças se sintam felizes e possam se desenvolver. Depois dos fatos registrados houve um apavoramento, agravado pela disseminação de fake news feito por pessoas irresponsáveis, o que acabou assustando pais, alunos e professores", citou. 

 

As guarnições estão nas imediações das escolas nos turnos de aula, inclusive naquelas em que há aula noturna. Os brigadianos interegem com as equipes diretivas, professores, estudantes e familiares dando orientações. "Primeiro, nossa missão é levar uma mensagem de tranquilidade, de ordem e de paz. Orientações as escolas de como podem proceder para recepcionar os alunos, em relação ao cercamento e a ilumuniação. A ideia é perpetuar uma cultura de segurança", salienta o oficial. 

 

O Major destaca, ainda, que neste contexto o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à VIolência - Proerd desenvolvido pela Brigada MIlitar com as turmas de 5ª ano é uma ferramenta importante no combate à violência. Além de trabalhar a importância de dizer não às drogas aborda questões de cidadania, ética e valores importantes para a formação de bons cidadãos. Além deste programa, a BM trabalha em parceria com a Defensoria Pública, a Polícia Civil e outros órgãos proferindo palestras para adolescentes com o mesmo sentido de incutir valores morais e éticos e chamando a atenção para o fato de que sempre se tem a opção do caminho do bem. O comandante destacou também a importância da não propagação de notícias falsas, evitando a dissiminação de ameaças desnecessárias. 

 

 

Por fim, ele citou duas ações que estão sendo estruturadas pelo poder público municipal e que serão de grande valia. Uma delas é garantir e ampliar o videomonitoramento em todas as 27 escolas da rede. A câmera que está voltada para a via pública e que registra a entrada e a saída das pessoas será conectada á BM que terá condições de  acompanhar este movimento. A outra é a aquisição de um aplicativo que permite o acionamento dos órgãos de segurança e saúde em caso de emergência. Ainda nesta semana, o comandante irá se reunir com a 39ª Coordenadoria Regional de Educação com o mesmo intuito de delinear ações de segurança. 

 

Interação com a comunidade

Major Moura ressalta que a comunidade recebe muito bem a operação e os policiais que atuam nela se sentem acolhidos pelas famílias e motivos a desempenhar um bom trabalho. 

Data: 17/04/2023 - 16:15

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE