GERAL

Eletrocar e AMA firmam parceira para recuperação da araucária na região

Fotos Mara Steffens/O Correspondente

 

Foi apresentado na manhã desta quarta-feira (10), no auditório da Eletrocar, o projeto “Reposição e Enriquecimento de Ambientes Florestais com o Pinheiro Brasileiro”, que pretende contribuir para o reflorestamento de araucárias na região de atuação das Centrais Elétricas de Carazinho, que abrange sete municípios.

 

A iniciativa, protocolada e aprovada junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental – FEPAM, ocorre em parceira com a Associação Amigos do Meio Ambiente – AMA, entidade carazinhense de forte atuação nas questões ambientais e envolvida com o projeto Papagaio Charão. O pássaro, inclusive, escolhe construir os ninhos nas araucárias e de certa forma, o projeto ajudará na preservação desta espécie símbolo de Carazinho.

 

Os detalhes foram apresentados pelos professor Jaime Martinez, que estava acompanhado de outros especialistas da área, como a professora Nêmora Pauletti Prestes e a bióloga Viviane Teles. Martinez fez um resgate das décadas de atuação da AMA na região e das atividades realizadas para a conservação das araucárias e do papagaio charão, citando como um dos exemplos, um recente concurso para descobrir os maiores exemplares da árvore, com as primeiras posições sendo conquistadas por inscritos de Coqueiros do Sul.

 

O professor ainda detalhou como será desenvolvido o projeto de reflorestamento, prevendo a construção de um Viveiro Florestal Regional Permanente, onde as mudas serão produzidas, coleta de sementes nos municípios participantes, incentivando assim a preservação da genética local. Também ocorrerão atividades em escolas, incutindo nos estudantes desde cedo a importância da preservação ambiental.

 

A partir do próximo ano letivo, deve ser desenvolvido um curso de capacitação para 300 professores de 30 escolas da região, com informações que ajudem a melhorar a situação das espécies ameaçadas. As escolas receberão viveiros temporários, a fim de despertar na comunidade escolar o desejo de propagar o projeto por mais tempo.

 

O projeto é importante, de acordo com o presidente da Eletrocar, Jonas Lampert, do ponto de vista ambiental, mas também diante da obrigação que a empresa tem de mitigar, compensar ou reparar pelos cortes de árvores ou para recuperar áreas degradas, algo que está previsto em lei. 

 

A empresa identificou um passivo de 37.358 mudas. O viveiro regional cultivará 8 mil mudas, sendo 6 mil para plantio efetivo e as outas 2 mil de reserva técnica. Espera-se que os exemplares possam melhorar a situação populacional de conservação desta espécie que está ameaçada de extinção e da fauna silvestre associadas às araucárias.

 

Os detalhes técnicos do contrato assinado entre Eletrocar e AMA foram apresentados pelo assessor de gestão da Eletrocar, Leandro Garcia. A parceria foi firmada no dia 24 de junho, que coincide com o Dia da Araucária. O encontro contou ainda com a presença de outros membros da direção e da administração da Eletrocar.

.

Data: 10/07/2024 - 16:23

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE