GERAL

Sobrecarga no sistema foi a causa da instabilidade no fornecimento da energia ontem (8)

Foto Arquivo/O Correspondente

 

O presidente da Eletrocar, Jonas Lampert, explicou na tarde de hoje (9) que a instabilidade do fornecimento de energia na noite de ontem (8) foi causada por uma sobrecarga. De acordo com ele, houve consumo de energia muito grane naquele momento, causando o desligamento de alguns aparelhos na subestação. "O próprio sistema faz isto por precaução. Desarma automaticamente para evitar queima de equipamentos", confirmou. 

 

Ainda de acordo com o presidente não há como corrigir o problema em um curto prazo. "Precisaria trocar todos os equipamentos da subestação e os cabos de alimentação. Com a obra de ampliação da subestação, o defeito tende a amenizar/corrigir", salientou, informando que o projeto básico para a ampliação já está com a direção da Eletrocar. "Estamos aguardando a liberação da FEPAM. A previsão é de liberar em 90 dias. Depois tem todo o trâmite de contratação de financiamento bancário, licitações, etc. O valor estimado da obra é de mais de R$ 15 milhões", disse. 

 

Além da ampliação na subestação que fica na Avenida Pátria, ao lado da sede administrativa da empresa, existe um segundo projeto que é a construção de uma nova subestação em Almirante Tamandaré do Sul. 

 

Ontem, boa parte da cidade percebeu quedas repentidas na energia que duraram poucos segundos. Em algumas localidades, como no bairro Medianeira, moradores relataram que ficaram sem energia por alguns minutos. 

Data: 09/07/2024 - 18:05

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE