POLÍTICA

Além de projetos, vereadores de Carazinho aprovam requerimento para abertura de CPI

Foto Arquivo/O Correspondente

 

Foi uma sessão ordinária longa. Eram quase 22h quando o presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei Lopes, encerrou os trabalhos, na noite de ontem (24). Além da pauta costumeira, a data coincidiu com a Tribuna Livre, espaço reservado sempre na útima sessão do mês, para que entidades ou pessoas da comunidade divulguem suas atividades. Desta vez participaram os treinadores João Mecias e Darci Guimarães, a frente do Trianon e das categorias de base do Atlético, e a Associação Grupo de Surdos - AGS, representada pela presidente Aline Ceccagno. 

 

A presença de Aline e outros membros da entidade coicidiu também com a votação de um projeto relacionado à inclusão. O PLL nº 21/2024, proposta de Fábio Zanetti (PSDB), autoriza a criação da Central Municipal de Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais - Libras. Para aprová-lo, os vereadores derrubaram o parecer de inviabilidade de uma das comissões internas, que alegou que a iniciativa deveria ser o Executivo. O objetivo da Central é facilitar a comunicação em orgãos públicos. Esta intermediação será feita através de uma chamada de vídeo por telefone. 

 

Outro projeto aprovado é o PL 059/2024, que abre crédito no orçamento e altera o Plano Plurianual para o repasse de recursos para o Centro de Atendimento em Saúde - CAS TEAcolhe, que está sendo viabilizado.  que o município possa repassar recursos na parceria com o governo do estado para a implantação e manutenção do Centro de Atendimento em Saúde (CAS TEAcolhe). O vaor é de R$ 980 mil. O TEAcohe funcionará no campus da UPF e será gerido pela Associação De e Para Pessoas com Deficiência - APD, que assinou convênio com  Município para este fim. 

 

Também foram aprovados outros dois projetos do Executivo: o PL nº 48/2024, que autoriza a abertura de créditos especiais de R$ 938 mil, para a secretaria de Educação; e o PL nº 55/2024, que inclui dispositivos e da nova redação a Artigos da Lei nº 8.899/2022 referente ao Bem-Estar Animal e revoga a Lei nº 9.143/2024. 

 

Por fim, Alécio Sella (Progressistas) fez pedido de vistas do próprio projeto, o PD 14/2024, que sugere a diminuição do número de homenagens prestadas no Legislativo durante o ano, entre elas, de Voluntário Social Destaque, Aluno Nota Dez, Aluno Destaque Inclusivo, Tradicionalista Destaque, Idoso Destaque, Professor Emérito; e Diretor do Ano Destaque. 

 

CPI

Iniciativa do vereador Estevão De Loreno, os vereadores aprovaram requerimento com assinatura de todos os parlamentares para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI para investigar a atuação da Corsan/Aegea em Carazinho. O assunto tem sido abordado recorrentemente na tribuna, com relatos dos vereadores sobre reclamações de moradores, especialmente no que se refere aos valores das contas de água, que teriam subido substancialmente e em com valores expressivos, muito diferente do que o usuário vinha pagando, desde que ocorreram troca de hidrômetros na cidade. Também há descontentamento quanto ao sistema de recolhimento e tratamento de esgoto. 

Data: 25/06/2024 - 07:54

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE