CULTURA

Série audiovisual valoriza história de Carazinho

Foto Mara Steffens/O Correspondente

 

Uma parceria entre a SM Construtora e a artista e escritora Ilse Ana Piva Paim produziu uma série audiovisual especial que registra e valoriza a história e as potencialidades carazinhense. São 12 episódios batizados de "Viver Carazinho", disponíveis no Youtube e nas redes sociais da construtora e da artista abordando aspectos relevantes de vários pontos conhecidos da cidade: Aeroclube, Jockey Club, Praça Albino Hillebrand, O Bombeador, Parque da Cidade, Museu Olivio Otto, Obelisco, Avenida Flores da Cunha, Papagaio Charão, entre outros. Também ganharam destaque aspectos culturais como a Seara da Canção Gaúcha e a religiosidade da cidade. 

 

Raquel Meyer e Giovani Sbruzzi, da SM Construtora, contam que a inspiração para o projeto surgiu durante uma reunião almoço na Associação Comercial e Industrial de Carazinho - ACIC em que Ilse contava sobre as riquezas culturais carazinhenses e dizia da necessidade de se preservar estes locais e passando propagando para a comunidade as histórias que muitas vezes são desconhecidas ou passam despercebidas. Já existem algumas iniciativas neste sentido, como o Projeto Desperta Carazinho, que produziu uma cartilha com textos de várias pessoas ligadas a cultura, sobre diversos pontos da cidade "Temos pouco isso de valorizar o que é nosso. Tudo lá foram (outras cidades) é mais bonito ou é melhor e o que se tem aqui não se valoriza. Tivemos por tanto tempo uma galeria de arte aberta ao público no centro, que era da Ilse, que sempre recebia artistas para expor suas obras? Quando escutamos ela, falando com tanta paixão, conhecimento, pensamos que deveríamos fazer algo diferente", conta Raquel. 

 

Desta forma, as redes sociais da empresa deixarm de divulgar apenas os empreendimentos e passaram a receber também postagem que enatecem a cidade, que é cenário muitos projetos da construtora. "Já vínhamos pensando em fazer em algo que poderiamos fazer além de construir empreendimentos, talvez algo social, ou ambiental. Então surgiu esta ideia de valorizar nossa cultura. A Ilsese dispor a gravar e as ideias se juntaram. É para Carazinho, para contarmos para os filhos, para as escolas usarem nas aulas. Ficamos muito contentes de fazer isso", diz Sbruzzi. 

 

Quando foi ao ar, o primeiro episódio deixou todos os envolvidos orgulhosos. "Ficou mais bacana do que pensávamos. E a cada vídeo era uma nova emoção. Além disso, as pessoas estavam compartillhando estes vídeos", menciona Raquel. "Os vídeos chegaram longe. Amigos nossos que moram em outros lugares chegaram a assistir e acharam muito bacana, comentando sobre eles", completa Sbruzzi. 

 

As gravações dos episódios ficaram a cargo de Raquel Nienow, responsável pelo marketing da SM. O resultado foi tão satisfatório que não está descartada a realização de uma segunda temporada, ou um projeto que dê continuidade a este. "Somos daqui, investimos aqui, criamos nossos filhos aqui. Acreditamos que Carazinho é um ótimo lugar para se viver e é natural que queremos mostrar nossas potencialidades e nossa história" salienta Raquel. 

Giovani e Raquel, da SM Construtora e a artista, Ilse Ana Piva Paim (Fotos Mara Steffens/O Correspondente)

Ilse Ana recorda do dia em que foi provocada por Raquel Meyer que estava interessada em propagar a cultura carazinhense de alguma forma. "Ela me propôs uma parceria então surgiu a ideia de mostrar os elementos que normalmente mostro em minhas palestas. Acho que conhecendo nossa cidade temos mais gosto, aprendemos a valorizar. Sempre que vem alguém de fora eu digo para olhar para Carazinho com olhar estrangeiro, porque assim a gente se apaixona pelo elementos culturais e pelo povo", salienta a artista. 

 

Ilse Ana se baseou na cartiha da FUCCAR, produzida no projeto Desperta Carazinho. "Também falei com o coração porque adoro contar a história da nossa avenida, das nossas ruas, das igrejas, as histórias do Papaguaio Charão que o nosso pássaro local. Os elementos que foram contados foram para ensinar e mostrar o valorizar o que temos", conclui. 

 

Para assistir os episódios acesse: https://www.youtube.com/@SMConstrucoes

 

Data: 17/06/2024 - 15:58

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE