GERAL

Sest Senat realiza mais um "Motorista do Futuro"

Fotos Mara Steffens/O Correspondente

 

Na manhã desta sexta-feira (14), Fetransul, Sest Senat, Sindicar e Transpocred realizaram mais uma edição do "Motorista de Futuro", uma iniciativa que sensibiliza os jovens para a profissão de motorista, com palestras e atividades práticas. Desta vez participaram estudantes do ensino médio da Escola Estadual Cônego João Batista Sorg. 

 

O dia começou com duas palestras. O instrutor do Sest Senat, Alexandre Teixeira, falou sobre a profissão de motorista e abordou questões relacionadas a formação necessária e a legislação. Em seguida, Thiago Pianezzer abordou o tema "Iniciando no Mercado de Trabalho", salientando aspectos motivacionais, a importância da busca de conhecimento, de qualificação e até o que considerar quando elaborar um currículo. 

 

Mais tarde, todos tiveram a oportunidade de conhecer o simulador de direção que existe no Sest Senat e que é utilizado na formação dos condutores com CNH categorias C, D e E, e conheceram um caminhão e toda tecnologia embarcada nele. 

 

Eder Dalberto, diretor do Sest Senat de Carazinho, destaca que o projeto atrai jovens que estão concluíndo o ensino médio para despertar o interesse pelo transporte e a logística, motivando-os a escolher trabahar neste segmento. "Sabemos da importância do transporte para nossa sociedade e porque não plantar esta semente, despertando neles o desejo de ser motorista ou desempenhar alguma função neste meio", coloca ele, salientando que o feedback tem sido bastante positivo. "Temos tido contato com as escolas e realmente ocorre este interesse. Muitas vezes a profissão de motorista é colocada como algo distante, fora da realidade destes jovens, mas quando eles estão aqui, tendo esta experiência, conversando com quem já trabalha no segmento, conhecendo um caminhão, sobre a jornada de trabalho, participando do simular, é gratificante. Acho que estamos inspirando estes jovens para quem sabe algum dia estarem inseridos no mercado de trabalho", menciona.

 

Moisés Santos, presidente do Sindicar e conselheiro do Sest Senat, menciona que a demanda por profissionais para o segmento sempre é recorrente e cita outras iniciativas como o incentivo às mulheres se profissionalizarem para o transporte. "Já temos cerca de 8% de mulheres no volante. Amtigamente o pai motorista motivava o filho e este também se tornava um. Hoje em dia, com a tecnologia, não há mais tanto interesse.Os caminhões estão vindo com muita tecnologia embarcada e estamos aqui para mostrar este universo. As empresa têm colaborado neste sentido", observa. 

 

Além disso, Santos lembra que o Brasil é bastante dependente modal rodoviário para o desenvolvimento, o que faz o segmento extremamente essencial e com grande demanda de profissionais. "Já se falou muito no ferroviário. Na China, onde estive recentemente, os modais ferroviário e aquaviário são muito incentivados. Aqui, poderíamos apostar no transporte pelo mar entre Curitiba e Porto Alegre, por exemplo. No entanto é preciso muito investimento. Deve partir do governo. Por outro lado, há quem incentive a retirada das ferrovias. Acho que diversificar é algo importante, ou melhorar consideravelmente a infraestrutura que temos nas rodovias hoje. A BR 285, por exemplo, tem muito movimento, especialmente entre Lagoa Vermelha e São Borja, além de estar em precárias condições. A BR 386, apesar das enchentes, já poderia estar em plenas condições novamente", analisa. 

.

Data: 14/06/2024 - 11:30

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE