EDUCAÇÃO

Projeto interdiscilplinar na Escola Sorg evidencia protagonismo feminino

Fotos O Correspondente

 

Estudantes de todas as turmas da Escola Estadual Cônego João Batista Sorg envolveram-se em um projeto interdisciplinar em que o protagonismo feminino ficou em evidência. A Mostra "Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser" propôs que eles pesquisassem sobre a vida e as realizações de mulheres em vários segmentos, como ativismo, música, medicina, artes, ciência e tecnologia, esportes e literatura. 

 

Organizados em grupos, os estudantes montaram estandes e apresentaram durante o dia de ontem (28). Os trabalhos foram avaliados pelos professores. Bruna Anacleto, uma das professoras envolvidas no projeto, explicou que a atividade foi cooperativa. Os primeiros anos fizeram cartazes e marca-páginas e os segundos e terceiros anos montaram as salas temáticas, conforme o segmento das mulheres pesquisadas. Na sala dos direitos humanos e do ativismo, por exemplo, trabalhos sobre Sônia Guajajara e Rosa Parks, Angela Davis e Maria da Penha. Na sala da música, Elsa Soares, Janis Joplin e Carmem Miranda. No esporte, Marta, Hortência e Raíssa Leal. Neste segmento, um dos cartazes expostos faz referência à mulheres do esporte em Carazinho, com fotos e informações sobre Fátima Varella, Jane Setti e Mara Steffens. 

 

"O objetivo era traz a tona mulheres que foram inviabilizadas ou que não tiveram tanta notoriedade quanto homens. O foco é especialmente mulheres latinas e brasileiras. Poderíamos ter falado de mulheres da Europa, mas o objetivo era fugir desse eurocentrísmo. O grande desafio é que os estudantes fossem colaborativos. A turma da mamhã começou, os da tarde e da noite deveriam complementar, sem retirar nada do que os anteriores fizeram, mostrando que não é só 'meu trabalho', mas o projeto da escola", comenta a professora. enaltecendo a participação de dois colegas que ajudaram a liderar a iniciativa: Micheli Cinara Schwertz e Artur Renato da Rosa. 

.

Data: 29/05/2024 - 08:19

Fonte: Redação

COMPARTILHE